Conselho de Escola já tem novos membros cooptados

Carlos Moedas, Carlos Mineiro Aires e Ana Dias tomaram posse esta terça-feira, numa cerimónia digital.

Já foram escolhidos os três membros externos que compõem o Conselho de Escola (CE) do Instituto Superior Técnico para o quadriénio 2021-2024. A escolha recaiu sobre Carlos Moedas, Carlos Mineiro Aires e Ana Dias, três antigos alunos do Técnico. A tomada de posse dos membros cooptados decorreu esta terça-feira, 19 de janeiro, em formato digital.

A posse foi conferida pelo reitor da Universidade de Lisboa (ULisboa), professor António Cruz Serra, numa cerimónia que apesar de digital contou com a participação de vários membros eleitos do Conselho de Escola, do presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, e de outros elementos do Conselho de Gestão (CG).

Antes de lerem o termo de posse, os alumni realçaram o orgulho por pertencerem a este órgão, agradecendo a oportunidade que lhes permite contribuir para a Escola que os formou com o conhecimento que adquiriram nas suas diversas experiências profissionais.

O presidente do Técnico retribuiria as palavras, transmitindo aos novos membros “a honra e o privilégio de contar convosco no nosso Conselho de Escola”, e deixando uma nota de agradecimento pela disponibilidade demonstrada “apesar das vidas muito ocupadas que têm”. O professor Rogério Colaço aproveitaria a oportunidade para desejar também a todos os outros membros do CE “as maiores felicidades para este mandato que agora se inicia”.

O reitor da ULisboa reforçaria os agradecimentos aos três novos membros, e também as felicitações a todos os membros eleitos, e que tomaram posse anteriormente, deixando algumas notas sobre o investimento em infraestrutura levado a cabo pela Universidade, e fazendo um balanço de algumas das intervenções já em curso. No decorrer da sua intervenção, o professor António Cruz Serra acabou por falar também sobre o contexto pandémico e da forma como o agravamento do mesmo se poderá refletir no funcionamento da instituição. Terminaria reforçando que “podem contar comigo sempre para o que precisarem”.

Os três membros externos foram cooptados pelos restantes membros do CE por maioria absoluta daqueles que se encontram já em efetividade de funções, sob proposta fundamentada de um terço desses membros.

O CE é o órgão de decisão estratégica e de fiscalização do cumprimento da lei, dos Estatutos e, em particular, da missão do Técnico.

Sobre Carlos Moedas:

Comissário europeu com a tutela da Investigação, Ciência e Inovação durante o mandato do anterior executivo comunitário, Carlos Moedas é licenciado em Engenharia Civil pelo Técnico, possuindo um MBA pela norte-americana Harvard Business School.

Ao longo da carreira, passou pelo Grupo Suez, Goldman Sachs e Deutsche Bank. Em 2008, decide criar a sua própria empresa de gestão de investimentos.

Em 2011 foi eleito deputado pelo círculo de Beja e tornou-se Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro do XIX Governo Constitucional com responsabilidade pela coordenação do Programa de Ajustamento.

A nomeação para membro da Comissão Europeia surge em 2014.  Carlos Moedas foi o Comissário Responsável pela Investigação, Inovação e Ciência gerindo um dos maiores programas de ciência e inovação do mundo (77 mil milhões de euros). Foi o arquiteto da proposta para um futuro programa Horizonte Europa de 100 mil milhões de euros que entrará em vigor em 2021.

Sobre Carlos Mineiro Aires:

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, Carlos Mineiro Aires ocupa o cargo de Bastonário da Ordem dos Engenheiros, desde 2016.

Foi presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da OE (2010-2016) e desempenha ainda o cargo de presidente do World Council of Civil Engineers (2018-2021).

No seu currículo não faltam outros cargos de elevada responsabilidade. O alumnus do Técnico desempenhou, entre outras funções, a presidência do Conselho de Gerência do Metropolitano de Lisboa, da Simtejo, da Comissão Nacional Portuguesa das Grandes Barragens, da Comissão de Avaliação dos Impactes Ambientais da Barragem do Alqueva e foi também presidente e vice-presidente do Instituto da Água (INAG), a cujos quadros pertencia. Quando o INAG foi extinto, passou a integrar os quadros da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Carlos Mineiro Aires exerceu estas funções no quadriénio anterior “tendo a sua experiência e visão representado contributos importantes para o IST nas discussões dos diversos assuntos do Conselho de Escola”, tal como é referido na proposta de coaptação do CE

Sobre Ana Dias:

Licenciada em Engenharia Física Tecnológica no Técnico em 1995, a alumna concluiu o MBA no INSEAD em 1999.

Durante o seu percurso no Técnico, Ana Dias foi vice-presidente da Associação de Estudantes (1992 – 1993), membro do Conselho Pedagógico do Técnico e também monitora da cadeira “Física I”, entre 1993 e 1995.

Desde junho de 2018 é vogal do Conselho de Administração da RTP, responsável pelas áreas Financeira, Planeamento e Controlo, Tecnologia e Engenharia, Ativos Fixos, Negociação de Conteúdos e Compras, Jurídica e Recursos Humanos, bem como pelos Centros Regionais da RTP Madeira e da RTP Açores. Em junho de 2019, foi eleita membro do “Finance Group” da EBU – European Broadcasting Union (Genève).

Em paralelo, é sócia fundadora e consultora de gestão de empresa MedTech Biosurfit (desde 2006), membro do Conselho Consultivo para Inovação da Vieira de Almeida (desde 2017), membro do júri das várias edições Call for Entrepreneurship da Portugal Ventures.

Exerceu cargos de gestão na McKinsey, Portugal Telecom e José de Mello Saúde, tendo desempenhado funções nas áreas financeira e controlo de gestão, planeamento estratégico, recursos humanos e políticas de inovação. Tem experiência de gestão em setores como a consultoria estratégica, telecomunicações e serviços.