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“Descobertas da Física Moderna” – o novo podcast do Técnico sobre o passado, presente e (sobretudo) futuro da física

Episódios serão lançados semanalmente à segunda-feira e compilam aulas onde investigadores portugueses partilharam perspetivas quanto ao futuro da área da física.

“Descobertas da Física Moderna” é o novo podcast do Instituto Superior Técnico. Com estreia marcada para 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, o podcast reunirá, em seis episódios, seis aulas conduzidas por investigadores portugueses que expõem a visão e a experiência que têm de diferentes áreas da física e investigação científica, os desafios enfrentados atualmente e outros que o futuro poderá trazer.

O podcast deve o nome à disciplina conduzida por Luís Oliveira e Silva, professor do Técnico, que deu aos estudantes a oportunidade de conhecer as posições dos seis convidados. As gravações foram feitas no primeiro semestre letivo de 2022/2023.
“O público vai poder ouvir grandes cientistas falar da fronteira do conhecimento e das suas descobertas de forma cândida e apaixonada, partilhar, na primeira pessoa, a forma como a ciência e as descobertas acontecem, com uma clareza só ao alcance dos maiores especialistas mundiais”, descreve descreve Luís Oliveira e Silva (ler entrevista no fundo desta notícia).

No primeiro episódio, Pedro Gil Ferreira, alumnus do Técnico e professor na Universidade de Oxford, dedica-se aos ramos da cosmologia e astrofísica. Seguir-se-á Luís Bettencourt, alumnus do Técnico e professor de ecologia e evolução na Universidade de Chicago, que irá falar da física de sistemas complexos e do seu uso no desenho de cidades sustentáveis no segundo episódio.

Nuno Loureiro, antigo estudante e investigador do Técnico e atual diretor do Plasma Science and Fusion Center, um dos maiores laboratórios do Massachussets Institute of Technology (MIT), debruça-se no terceiro episódio sobre o futuro da fusão nuclear. No episódio seguinte, Filomena Nunes partilha o trabalho que desenvolve na Michigan State University, instituição com um laboratório onde lidera o grupo de física nuclear teórica.

Henrique Leitão e Jorge Calado são os protagonistas dos dois últimos episódios. O primeiro, pró-reitor e diretor de imprensa da Universidade de Lisboa, debruça-se sobre a história da cartografia para explorar o processo de descoberta científica. O segundo, professor emérito do Instituto Superior Técnico, investigador na área da química e crítico cultural, tece comentários sobre os limites éticos da ciência, as motivações dos cientistas e o papel da comunicação de ciência no funcionamento da sociedade.

“O repto que lancei a todos os convidados foi simultaneamente simples e muito desafiante: falarem de uma sua descoberta e depois falarem das descobertas futuras que prevêem que os estudantes atuais possam vir a fazer, nos próximos dez anos”, enquadra Luís Oliveira e Silva. 

O podcast estará disponível no Spotify e no Apple Podcasts (onde se encontram também o 110 Histórias | 110 Objetos e o Explica-me como se tivesse 5 anos, anteriores podcasts da Escola), com novos episódios à segunda-feira.

Entrevista a Luís Oliveira e Silva sobre o podcast “Descobertas da Física Moderna”

 

Luís Oliveira e Silva a receber a Medalha Blaise Pascal em Física


Qual foi o enquadramento da ideia para esta cadeira?
Luís Oliveira e Silva (LOS): Esta cadeira foi introduzida na Licenciatura de Engenharia Física Tecnológica na última reestruturação com o objetivo de dar uma perspetiva abrangente sobre a importância cultural e o impacto social da Física e da Engenharia Física. Quando o coordenador da licenciatura, Professor Ilídio Lopes, me convidou para ser o responsável tentei imaginar como gostaria, como estudante, que as Descobertas da Física Moderna fossem discutidas e apresentadas. Inspirei-me na cadeira de História das Ideias em Física, de que fui estudante com o Professor Resina Rodrigues, um dos mais marcantes professores e intelectuais no Técnico. Também pensei que seria espetacular trazer alguns dos melhores físicos e cientistas do mundo para falar aos estudantes do Técnico. O repto que lancei a todos os convidados foi simultaneamente simples e muito desafiante: falarem de uma sua descoberta e depois falarem das descobertas futuras que preveem que os estudantes atuais possam vir a fazer, nos próximos 10 anos.

Como foi feita a escolha dos seis convidados?
LOS: Foram convidadas pessoas alinhadas com os temas das áreas científicas do Departamento de Física e outras pessoas que nos falaram de temas que nos ajudam a perceber a história e os desafios da ciência contemporânea. Quando comecei a pensar nos convidados, imaginei as pessoas que mais admiro (e que eu próprio gostaria de ouvir) e que conseguissem estabelecer também uma ligação emocional com os estudantes, desde antigos estudantes da Engenharia Física Tecnológica académicos nas melhores instituições do Mundo a membros inspiradores da nossa comunidade e da ULisboa. Todos aceitaram sem hesitação o desafio, o que tornou também a iniciativa uma motivação adicional para mim, para a equipa que trabalhou comigo e espero que também para os estudantes.

Que balanço faz da experiência?
LOS: Do meu ponto de vista, foi absolutamente inspirador vermos pessoas que refletiram e compreendem profundamente o seu tema de investigação ilustram e confirmam de forma perfeita a frase (apócrifa) do físico Richard Feynman “If you can’t explain something to a first-year student, then you haven’t really understood”. Infelizmente, não foi possível trazer todos os convidados ao Técnico e esse aspecto foi algo que tentámos melhorar na segunda edição da unidade curricular (que será a segunda temporada do podcast).

Gostaria de reforçar que a concretização da Unidade Curricular (UC) neste formato ambicioso (incluindo projetos para os estudantes e palestras com convidados, com a produção correspondente, incluindo a captação do som, preparação das aulas e produção) e o acompanhamento mais próximo dos mais de 100 alunos anualmente nesta UC só foi possível graças ao trabalho e motivação dos “teaching assistants” que o Departamento de Física disponibilizou para o apoio à cadeira.

O que pode o público esperar com esta versão podcast das aulas?
LOS: O público vai poder ouvir grandes cientistas falar da fronteira do conhecimento e das suas descobertas de forma cândida e apaixonada, partilhar, na primeira pessoa, a forma como a ciência e as descobertas acontecem, com uma clareza só ao alcance dos maiores especialistas mundiais. O público vai também poder refletir sobre os grandes desafios da física e da ciência moderna, quais as grandes questões científicas que se colocam em várias áreas da física e quais os caminhos mais promissores, sempre enquadrada pelas questões éticas e os limites que atravessam a ciência contemporânea.

E quais são, na sua visão, os desafios que a física moderna enfrenta e o que de mais entusiasmante podemos esperar nos próximos tempos?
LOS: A física é uma das maiores aventuras intelectuais e um dos maiores feitos coletivos da Humanidade. Hoje os estudantes estão aos ombros de gigantes: são os descendentes intelectuais de Galileu, Newton, e de Einstein e de todas as gerações de físicos que, desde o Iluminismo, contribuíram para a construção da física moderna. Os desafios são cada vez mais ambiciosos e as fronteiras da física continuam em expansão, à medida que os métodos, as técnicas e a forma de pensar da física respondem a novos problemas em áreas interdisciplinares. Conseguiremos compreender quais as leis que regem as cidades e as suas dinâmicas? Iremos descobrir de que é feito 95% do Universo? Conseguiremos produzir energia a partir da fusão nuclear? Conseguiremos compreender os padrões dos núcleos na tabela periódica e produzir novos elementos pesados estáveis? Como é que estes desenvolvimentos se alicerçam na história da ciência? Quais os limites para a ciência? É também o entusiasmo destas questões e da procura das suas respostas que este podcast revela a todos os ouvintes.