Campus e Comunidade

Dois estudantes do Técnico galardoados na primeira edição do Prémio HCI em Patologia e Reabilitação da Construção

Empresa da área da construção civil faz parte da Rede de Parceiros da Escola desde 2023, e premeia estudantes do Técnico pela primeira vez.

A primeira edição do Prémio HCI em Patologia e Reabilitação da Construção decorreu no Museu de Engenharia Civil, no dia 3 de julho.  A cerimónia distinguiu os estudantes Guilherme Faria e João Carvalho com um prémio individual, no valor de 1800 euros, atribuído pela empresa HCI. Os dois estudantes de Mestrado em Engenharia Civil agradeceram à empresa e ao Técnico, salientando o “privilégio de aprender com professores que são referências no mundo da engenharia civil”. O prémio é atribuído a estudantes que estejam inscritos na unidade curricular de Patologia e Reabilitação da Construção.

O evento contou com a presença de Rogério Colaço, presidente do Técnico, que destacou o papel da HCI como primeiro parceiro na área da construção civil no âmbito da Rede de Parceiros da Escola. “O Técnico sempre se destacou pelo seu curso de engenharia civil, e este prémio ajuda a alavancar ainda mais esta área”, sublinhou. O docente realçou ainda a importância motivacional do prémio para estudantes e professores, bem como o seu contributo para a abertura do Técnico à sociedade, um dos pilares estratégicos da Escola. “O nosso objetivo é formar engenheiros capazes de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do país, e prémios como este ajudam-nos nessa missão”, defendeu.

Vítor Lúcio da Silva, presidente do Conselho de Administração da HCI, manifestou o orgulho da empresa em colaborar com o Técnico. “Temos uma enorme dívida de gratidão a esta Escola, já que cerca de 95% dos nossos colaboradores foram aqui formados”, referiu. Reconheceu ainda os desafios que o setor da construção civil tem enfrentado nos últimos anos, com uma quebra na adesão dos jovens à área, mas considerou o prémio como um incentivo fundamental para atrair talento e preservar o prestígio da “Escola de Engenharia Civil”.

No âmbito deste prémio, a empresa atribuiu também um donativo no valor de 1200 euros ao Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente (DECivil), com o intuito de melhorar as condições de aprendizagem na unidade curricular em causa. Luís Calado, presidente deste Departamento, agradeceu o apoio da HCI, sublinhando que “a transferência de conhecimento entre a academia e o setor empresarial é fundamental para a evolução da engenharia”. Em relação à unidade curricular premiada, o docente destacou que “o futuro da engenharia civil passa também pela reabilitação das estruturas existentes.” Referindo-se ao Museu de Civil, onde a cerimónia decorria, acrescentou que, “no local onde se conta a história da engenharia civil, damos palco à entrega do prémio que simboliza o futuro desta mesma área”.

Fotogaleria.