Estudantes do Técnico distinguidas na XXXII Edição do Concurso de Soluções de Construção Pladur

Sob a tutoria da professora Patrícia Lourenço, Laura Guia, Mafalda Santos e Mariana Reis Alves foram as finalistas do Técnico distinguidas na categoria de Prémio Local.

Organizada pela empresa PLADUR® GYPSUM S.A.U., a XXXII Edição do Concurso de Soluções de Construção Pladur decorreu entre maio e junho de 2022, em Madrid. Destinado a todos os estudantes de arquitetura, o objetivo do concurso foi a utilização de sistemas construtivos Pladur® para potenciar sinergias entre a empresa promotora e as mais diversas instituições de ensino, e incentivar a prática da arquitetura e o trabalho em equipa. Individualmente, ou em grupo, foram diversos os participantes que apresentaram os seus projetos com vista à conquista de um prémio final. A construção de um edifício habitacional coletivo para “nómadas digitais” foi o desafio apresentado aos participantes desta edição.

Laura Guia, Mafalda Santos e Mariana Reis Alves, finalistas do Mestrado Integrado em Arquitetura do Técnico e sob orientação da professora Patrícia Lourenço do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil), apresentaram o projeto Pared Del Drago que se destacou dos demais, dada a integração no local, a forma como foram abordadas as questões de sustentabilidade e a integração paisagística. Detalhes que permitiram que lhes fosse atribuído o prémio local no valor de 400 euros.

A apresentação do projeto obedeceu a normas específicas que incluíam a apresentação da ideia, informação sobre a localização, orientação e relação com o ambiente, proposta de anteprojeto, apresentação da planta, alçado e cortes, pormenores construtivos e a defesa dos argumentos que justificavam a escolha do tipo de placa técnica Pladur®. Todos os participantes receberam um curso de iniciação em Building Information Modelling (BIM) no valor de 100 euros, um modelo integrativo que permite reunir toda a informação dos projetos numa única plataforma.

A professora Patrícia Lourenço destaca a importância da atribuição deste prémio para as estudantes, não só pela “experiência em ambiente de concurso” como elemento de preparação para o mercado de trabalho, bem como pela rede de contactos estabelecida, “a validação do trabalho delas e dos alunos do Técnico que, no fundo, têm alguma capacidade de se destacar nestes momentos em que é preciso garantir qualidade, prazo e entrega.” Este foi igualmente um momento de partilha de conhecimento entre alunos e professores que tiveram a oportunidade de trocar impressões e partilhar experiências com os elementos de outras faculdades. A gala da entrega de prémios decorreu a dia 17 de junho.