A afirmação é do administrador da Caixa Geral de Depósitos que marcou presença na cerimónia de entrega dos Prémios Caixa Geral de Depósitos.

A qualidade e o rigor dos projetos desenvolvidos pelos Núcleos de Estudantes do Técnico  foram várias vezes destacados na cerimónia de entrega dos Prémios Caixa Geral de Depósitos, referentes ao Concurso de Apoio às Atividades Extracurriculares dos Núcleos de Estudantes – CA2ECTécnico, esta quarta-feira, 18 de novembro. Foram sete os projetos distinguidos, entregando-se um total de 12 mil euros.

O professor Luís Castro, vice-presidente do Técnico para a Gestão Financeira, foi o primeiro a intervir, e aproveitou o momento para agradecer o apoio da Caixa Geral de Depósitos que “se tem mostrado sempre disponível para reconhecer e apoiar os projetos desenvolvidos pelos nossos alunos”. O foco do discurso professor Luís Castro seria, no entanto, o valor destas atividades. “Felicito-vos pelo trabalho excelente que desenvolvem e que resulta nestes projetos excelentes”, afirmou. “Se o Técnico se mantém jovem, ativo e dinâmico é sobretudo, e em grande parte, pelas gerações talentosas que recebe ano após ano”, acrescentava o docente, sublinhando o papel dos núcleos de alunos na formação que o Técnico oferece. “Além de enriquecerem os estudantes e os colegas que delas usufruem, estas atividades são excelentes para a imagem do Técnico”, destacou o vice-presidente do Técnico. “É um orgulho ser representando em tantas ocasiões e competições pelos núcleos de estudantes”, colmatou o docente.

Os elogios continuariam a provir, mas desta feita pela voz de José João Guilherme, administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD). “É surpreendente a qualidade destes projetos que os alunos do Técnico desenvolvem”, começaria por afirmar. “Mesmo dando o nosso apoio a estes projetos, consideramos que aquilo que apoiamos é pouco dado o valor destas atividades”, referia, partilhando a forma como é surpreendido ano após ano com a competência e evolução dos projetos.  Ao terminar, o administrador da CGD lançava um desafio aos alunos: “depois de serem muito bem preparados no Técnico sintam-se libertos para fazerem aquilo que quiserem, aproveitem as vossas capacidades da melhor forma”.

Francisca Simões, vice-presidente aluna do Conselho Pedagógico (CP), também presente na mesa que presidiu à sessão, reiterou “o trabalho, a muita dedicação, a ausência de horas de sono e a capacidade de sacrifício” destes alunos. “E não é fácil fazer tudo isto porque há um curso do Técnico para fazer”, sublinhava. Salientando o quão extraordinária é a capacidade de concretização dos alunos do Técnico comparativamente com outras equipas europeias que têm muito mais recursos, Francisca Simões louvava a criatividade e entrega dos colegas. “Vocês fazem um bocadinho a tradução desse pensamento e excelência que carateriza a escola em projetos visíveis, que são uma montra do talento do Técnico”, assinalou. A aluna não pôde deixar de elogiar o papel da CGD em todo este processo, “fornecendo o apoio fulcral para concretizar várias coisas essenciais nestes projetos”.

Os alunos realçariam também esta importância da CGD que através deste apoio permite concretizar muitos dos objetivos definidos para este ano. “Temos a sorte de contar com este apoio da CGD que nos ajuda a chegar um bocadinho mais perto dos nossos sonhos”, frisou Nuno Matos, coordenador de um dos projetos distinguidos, o Air Cargo Challenge. As ambições, os objetivos, as competências que advêm do envolvimento nos núcleos e os planos de ação foram alguns dos tópicos abordados nas apresentações dos representantes dos projetos.

Os projetos vencedores desta edição dos Prémios Caixa Geral de Depósitos foram:

• Embarcação movida a Hidrogénio (Técnico Solar Boat), 2.000 euros
  • FST 10e ( FST Lisboa), 2.000 euros
  • Testes ISTSat-1 (SSETI-IST), 2.000 euros
  • TLM03e (TLMoto), 2.000 euros
  • Preparação para o Air Cargo Challenge ( AeroTéc), 1.600 euros
  • Explora os Materiais ( NEMat), 1.500 euros
  • Participação do N3E Robotics no Festival Nacional de Robótica (N3E),  900 euros