Encontro do Fórum dos Núcleos de Estudantes alinha estratégias e sublinha o valor do trabalho realizado

Os representantes dos 42 núcleos de estudantes, que compõem o fórum, reuniram-se pela primeira vez este ano lectivo.

Alinhar estratégias, promover a transparência das atividades, conhecer as novas equipas e fazer o balanço das múltiplas atividades desenvolvidas ao longo do ano que passou é o propósito do Encontro do Fórum dos Núcleos de Estudantes do Técnico que se realiza duas vezes por ano, e que se repetiu esta segunda-feira, 21 de outubro. Naquela que já é a 11.ª edição desta iniciativa que reúne as equipas dos 42 núcleos de estudantes que compõem o fórum, o balanço da proatividade e dos projetos alavancados por estes grupos de alunos voltou a ser mais do que positivo.

“Estes encontros já ganharam uma dinâmica muito própria”, começava por salientar o professor Luís Caldas de Oliveira, vice-presidente do Técnico para o Empreendedorismo e as Ligações Empresariais, que como é habitual realçou o papel fulcral dos núcleos de alunos. Esta ideia foi sendo apontada sucessivamente pelos restantes intervenientes desta reunião: Carla Patrocínio, coordenadora da Área de Transferência de Tecnologia (TT@Técnico), Francisca Simões, vice-presidente aluna do Conselho Pedagógico (CP), Inês Mendes, vice-presidente da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), Bruno Silva, representante do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE),  Diogo Henriques, em representação do Técnico Innovation Laboratory – iStartLab, e Joana Lobo Antunes, diretora adjunta para a Área de Comunicação, Imagem e Marketing.

“É em grande parte por causa dos núcleos, das seções autónomas e dos projetos dos nossos alunos que o Técnico tem este espírito tão ativo, reconhecido em qualquer lado”, apontava Francisca Simões. Chamando à atenção para a reestruturação do ensino do Técnico que passará em 2021 a refletir importância destas atividades extracurriculares em crédito, a vice-presidente aluna frisava que esta mudança é “no fundo,  o Técnico a dizer que isto faz parte da nossa formação, que nos enriquece profundamente e que deve ser reconhecido como tal”.

Nas restantes intervenções este valor foi sendo acentuado, assim como a qualidade e diversidade de atividades organizadas. Houve ainda lugar para a partilha de informação sobre os diversos serviços representados e as ligações que podem ser fortalecidas entre os mesmos e os núcleos de estudantes.

Para além disto foram divulgadas as principais iniciativas de apoio às atividades dos núcleos como o Prémio CA2ECTécnico e o TecInnov Santander Universidades. O regulamento do Fórum dos Núcleos e o regulamento de alguns procedimentos e regras também ocuparam o plano de trabalhos da sessão que se estendeu por várias horas.