Ensino da Universidade de Lisboa é o 28º melhor da Europa

O Europe Teaching Rankings é o primeiro ranking universitário internacional que se centra exclusivamente na avaliação da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Os resultados de mais um dos rankings do Times Higher Education, o Europe Teaching Rankings, foram divulgados esta quarta-feira, 11 de julho, e trouxeram boas e meritórias notícias para a Universidade de Lisboa (ULisboa), que conquista o 28º lugar, por entre as mais de 240 universidades da Europa classificadas, neste estudo que se centra unicamente na variável do ensino e da aprendizagem. A ULisboa obtêm um resultado global de 76.5, tendo-se para tal destacado na capacidade de gerar resultados para os seus alunos.

Esta é a primeira edição do Europe Teaching Rankings, cujos resultados advêm em parte da avaliação recolhida no THE European Student Survey – um estudo que se baseia no envolvimento estudantil de mais de 30.000 estudantes universitários, e que inclui perguntas sobre as várias condições de ensino das Universidades. As questões permitiram recolher o feedback dos estudantes não só relativamente à qualidade e condições de ensino, mas também o desenvolvimento do pensamento crítico, o estímulo da capacidade de análise e de reflexão, a ligação ao mundo e aos desafios reais, a preparação para a carreira e as ligações ao mercado de trabalho, a interação entre estudantes e docentes e a escolha do curso baseada nas recomendações de antigos alunos. A esta avaliação junta-se uma apreciação entre pares feita por 10.162 professores universitários, e o devido apuramento da produção científica de cada instituição no período de 2012 a 2016.

No geral foram treze os indicadores tidos em conta nesta avaliação, e categorizados em quatro dimensões: Compromisso (Engagement – 40%), Recursos (Resources – 20%), Resultados (Outcomes – 20%) e Ambiente (Environment – 20%).

Esta edição piloto do ranking é liderada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, seguindo-se a eterna rival local a Universidade de Cambridge, acabando a Universidade de Sorbonne por completar o “pódio”.

A Universidade do Porto e a Universidade do Minho estão também incluidos na listagem, situando-se entre os 50 primeiros classificados, ainda que com uma diferença considerável face à ULisboa. A estas juntam-se mais quatro instituições nacionais: a Universidade de Aveiro ( 51-75), Instituto Politécnico do Porto(76-100) , Universidade de Coimbra (101-125) e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (126-150) – a partir do lugar 50 as universidades são listadas em grandes intervalos.

Os resultados vêm assim enfatizar a excelência da ULisboa no seguimento da sua principal missão: o ensino e a aprendizagem. Um sucesso trilhado afincadamente ao longo dos anos, que tem sido reconhecido quer a nível nacional quer internacional, e que se torna ainda mais significativo quando resulta em parte de um feedback dado pelos seus alunos.