ULisboa é a melhor universidade portuguesa no QS World Ranking 2020

A universidade ocupa a 338.ª posição a nível mundial por entre as mais de 1600 instituições de ensino superior analisadas.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) volta a destacar-se naquele que é considerado um dos mais importantes e conceituados rankings internacionais do Ensino Superior, o QS World University Ranking 2020, posicionando-se entre as melhores universidades do mundo.  A ULisboa é, de acordo com os resultados divulgados esta quarta-feira, 19 de junho, líder nacional, ocupando a 338.ª posição a nível mundial por entre as mais de 1600 instituições de ensino superior analisadas.

À frente da Universidade do Porto (353.º), da Universidade de Coimbra (406.º) e da Universidade Nova de Lisboa (421.º), a ULisboa consegue este ano melhorar os resultados alcançados no ano passado (355.º).

A reputação académica, a reputação entre empregadores, a relação entre corpo docente e estudantes, as citações por docentes, os estudantes internacionais e os docentes internacionais são os seis indicadores na avaliação de desempenho. Se partirmos para a análise detalhada dos diferentes parâmetros de avaliação percebemos que o ótimo posicionamento alcançando pela ULisboa no que respeita à reputação académica onde a instituição se encontra entre as 199 melhores do mundo.

No top mundial desta listagem voltam a estar três instituições de ensino norte-americanas: o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e as universidades de Stanford e Harvard, respetivamente.

Promovido pela consultora britânica Quacquarelli Symonds (QS), o QS World University Ranking 2020 avaliou o desempenho de mais de instituições de ensino de 83 países. Para atingir estes resultados foram tidas em consideração as respostas de mais de 94 mil académicos e mais de 44 mil empregadores.