Entre o nervosismo e a confiança: novos alunos chegam ao Técnico

Recém-chegados ao Técnico foram recebidos pelo NAPE - Núcleo de Apoio ao Estudante, com o apoio de centenas de mentores.

Depois de, no último fim-de-semana, terem sido conhecidos os resultados do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, a Semana de Acolhimento no Técnico foi, mais uma vez, um sucesso.

À semelhança do que foi feito em anos anteriores, tanto no campus Alameda como no Taguspark, os novos alunos de cada curso tiveram um dia específico para se inscreverem, conhecerem os espaços do campus, os Departamentos, os Núcleos de Estudantes das suas áreas e, sobretudo, os seus colegas – tanto os recém-chegados como os mais velhos, através do Programa Mentorado do NAPE – Núcleo de Apoio ao Estudante.

Ana Rita, 18 anos, entrou em Engenharia Aeroespacial. Natural do Porto (“ou melhor, Felgueiras”), escolheu o Técnico por ter o melhor curso nesta área e um prestígio nacional e internacional “enorme”. “Ter sido recebida por um mentor, um colega mais velho, foi uma grande surpresa, e acho muito boa ideia”, diz. “Acho que esta receção está muito bem organizada, e evita que andemos perdidos sem saber o que fazer.”

Durante toda a semana, os mentores receberam todos os novos alunos, alguns mais nervosos que outros, acompanhando-os numa visita pelo campus, pela Feira dos Núcleos, montada no átrio do Pavilhão Central (na Alameda) e no átrio do campus Taguspark, e ajudando no que fosse necessário, com o apoio do NAPE, antes de os encaminharem para sessões de apresentação dos seus próprios cursos.

Este ano, quatro cursos do Técnico integraram o top-10 nacional das médias de entrada mais altas no Ensino Superior, tendo dois deles, Engenharia Física Tecnológica e Engenharia Aeroespacial, tido as notas de colocação mais elevadas a nível nacional. Matemática Aplicada e Computação e Engenharia Biomédica também integraram o lote. Todos os cursos, à exceção de Engenharia Civil, preencheram totalmente as vagas disponíveis na primeira fase.