Campus e Comunidade

Estudante do Técnico distinguida com Prémio de Mérito Jerónimo Martins

Sofia Varandas, venceu a 4.ª edição do prémio que distingue os melhores estudantes recém-ingressados na Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial.

Sofia Varandas, estudante da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (LEGI) do Instituto Superior Técnico, foi a vencedora da 4.ª edição do Prémio de Mérito Jerónimo Martins. O galardão, no valor de 2250 euros, distingue anualmente o estudante com melhor desempenho entre os recém-ingressados na licenciatura.

A cerimónia de entrega teve lugar no campus Oeiras, no dia 30 de setembro, e reuniu  os cinco estudantes com melhor nota final de ingresso na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, entre oito candidatos. Cada participante apresentou-se perante o júri – composto pelos docentes do Técnico, Tânia Pinto Varela e António Ribeiro, e por um representante do Grupo Jerónimo Martins, Paulo Jesus – com uma intervenção de até cinco minutos sobre os seus objetivos e perspetivas para o curso.

Durante as apresentações, os candidatos ao prémio Diogo Hipólito, Madalena Moura, Maria Pinto, Mariana Teixeira e Sofia Varandas partilharam as suas motivações para a escolha do curso e refletiram sobre a forma como a formação na área pode responder a desafios atuais de empresas como o Grupo Jerónimo Martins, que integra a Rede de Parceiros do Técnico

O Presidente do Técnico, Rogério Colaço, congratulou os estudantes selecionados, destacando que “os estudantes já chegam à Escola com grande valor e cabe ao Técnico dar-lhes as melhores condições para desenvolverem o seu talento e devolver esse valor à sociedade”. Enfatizando também, que parcerias com empresas como a Jerónimo Martins são essenciais para criar as condições que potenciam o sucesso académico dos estudantes. 

Na abertura da cerimónia, Paulo Jesus, Head of Learning & Innovation do Grupo Jerónimo Martins e membro do júri, sublinhou a importância de apoiar o talento e a polivalência dos estudantes do Técnico, desde o início do seu percurso académico. Destacou ainda que, sendo uma empresa de grande dimensão, oferece oportunidades em múltiplas áreas e que a proximidade com os estudantes permite dar-lhes a conhecer melhor estas possibilidades.

A  cerimónia contou, ainda, com o testemunho de Inês Silva, premiada no ano letivo 2024/2025, que partilhou o impacto da distinção no seu trajeto académico e encorajou os finalistas a aproveitarem as oportunidades que dela possam surgir.

Além da distinção individual, o prémio inclui um donativo de 1500 euros à coordenação do curso do Departamento de Engenharia e Gestão do Técnico (DEG). Em representação José Figueira, docente do Técnico, agradeceu a contribuição da empresa, sublinhando que a verba será destinada à melhoria de recursos pedagógicos e à implementação de metodologias inovadoras que potenciem a excelência da formação.

A parceria entre o Técnico e a Jerónimo Martins, consolidada ao longo dos anos, fortalece a ligação da Escola à Indústria e distingue-se por ser a única iniciativa que valoriza o talento dos estudantes recém-ingressados no Técnico.

Fotogaleria.