Estudantes do Técnico apresentam novo protótipo Formula Student 100% elétrico e autónomo

Vinci Energies Portugal é o novo patrocinador principal do FST Lisboa.

Ao longo do dia 28 de junho, 11 carros de Formula Student dispostos pelo átrio do Pavilhão Central do campus Alameda do Instituto Superior Técnico fizeram parar transeuntes curiosos, promovendo o evento que viria a realizar-se no final da tarde, no Salão Nobre –  a apresentação do FST13, o novo veículo elétrico e autónomo que a equipa Formula Student Lisboa (FST Lisboa) levará às competições Formula Student da próxima época.

Durante a apresentação, que viu o Salão Nobre escurecido por grossas cortinas nas janelas e preenchido por pessoas em todo o seu comprimento, apenas um pano fino separava a audiência de um primeiro vislumbre do protótipo. Num gesto conjunto e sobre o olhar de dezenas de telemóveis que procuravam captar o momento, a cobertura viria a ser levantada por elementos da FST Lisboa e por Pedro Afonso, CEO da VINCI Energies Portugal, patrocinador principal do núcleo. Antes, contudo, houve lugar a discursos que assinalaram a importância do momento, com diversos elementos da FST Lisboa a apresentarem as melhorias com que o FST13 conta, em comparação com modelos anteriores.

“Ver o Salão Nobre cheio de ala a ala é uma visão impressionante, e isso deve-se à importância deste núcleo de estudantes – encher esta sala não é para todos”. São palavras de Rogério Colaço, presidente do Técnico, em antecipação do rollout que viria a acontecer minutos mais tarde, no parque de estacionamento em torno do Pavilhão Central. “Temos aqui uma pequena empresa totalmente operacional e eficiente que, a cada 12 meses, parte do zero e constrói um equipamento como este”, descreveu o docente. Para isso, “têm de resolver um enorme conjunto de desafios técnicos” e de gestão de equipa, o que faz do Técnico “uma das escolas que mais se diferenciam por ter um conjunto de núcleos que fazem projetos desde a sua conceção à sua construção”.

Pedro Afonso, CEO da VINCI Energies Portugal e alumnus do Técnico, defendeu que “a FST Lisboa é uma maneira de preparar as novas gerações”, através de “projetos que não são de uma pessoa só”. Deixou uma palavra de coragem à equipa pela sua futura participação na maior competição de Formula Student, a decorrer no mês de agosto na Alemanha, instigando os estudantes a terem “a garra de ganhar”.

O 13.º modelo da FST – “Harder, better, faster, stronger”

Design, manufatura, montagem e testagem – é um processo já familiar para os 42 estudantes da formação deste ano da FST Lisboa, na sua maioria a frequentar os cursos de Engenharia Aeroespacial, Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Informática no Técnico, aos quais se juntam alunos dos cursos de outras áreas como Economia e Gestão Industrial. A equipa foi criada em 2001 por um grupo de estudantes do Técnico, com o objetivo de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas. Desde cedo traçaram como objetivo projetar, construir e testar um novo carro do tipo Fórmula, para participar nacional e internacionalmente nas competições Formula Student, representando Portugal perante outras universidades e empresas (ouvir podcast “110 Histórias | 110 Objetos –  Episódio 7).

O 13.º protótipo do projeto atinge uma velocidade máxima de 130 quilómetros por hora com quatro motores elétricos AC com diferencial eletrónico. Além de uma autonomia melhorada, consegue uma aceleração dos zero aos 100 quilómetros por hora em 2.34 segundos (1.99 segundos na versão autónoma, sem condutor). Tem ainda a bateria composta por células de LiCoO2 (lítio-cobalto) e capacidade total de 6,33 kWh, protegida por uma caixa feita em materiais compósitos. Nas alterações apresentadas este ano, destacam-se um novo design de toda a bateria, através da melhoria das suas células e um novo design e redução de massa significativa vinda da passagem de uma jante de 13 para 10 polegadas. O desenvolvimento do FST13 deu-se também em torno do aumento do desempenho em condução autónoma, para uma vez mais ambicionar estar no topo das tabelas de Fórmula Student mundiais.

O FST13 representará o Técnico na Fórmula Student Spain, Circuito da Catalunha, de 1 a 7 de agosto. Seguirá depois para a Alemanha, no Circuito de Hockenheim, entre 12 e 18 de agosto, o maior evento mundial desta modalidade. Terminará a época competitiva na Fórmula Student Portugal, entre os dias 3 e 7 de setembro, em Castelo Branco. As competições não são vencidas apenas pela equipa com o carro mais rápido, mas sim pela equipa com o melhor pacote geral de construção, desempenho e planeamento financeiro e de vendas. As equipas assumem que são um fabricante a desenvolver um protótipo a ser avaliado para produção.

Na época anterior (2023/24), o modelo dos estudantes do Técnico registou os seus melhores resultados de sempre ao conquistar o 1.º lugar na Fórmula Student em Portugal e em Espanha, e o 3.º lugar na Alemanha, nas categorias Elétrico e Autónomo.