Campus e Comunidade

Estudantes do Técnico desenvolvem modelos de negócio para empresas nacionais

Parceria com a Lispolis desafia estudantes da Escola a responder a desafios do mundo real, propostos por seis empresas do setor tecnológico.

Os 50 estudantes inscritos na unidade curricular do Instituto Superior Técnico – Empreendedorismo de Base Tecnológica desenvolverão no decurso do semestre modelos de negócio para seis empresas tecnológicas do Parque de Ciência e Tecnologia Lispolis.

No dia 28 de fevereiro, “os fundadores e representantes das empresas deslocaram-se ao Instituto Superior Técnico onde apresentaram um conjunto de tópicos e desafios” aos estudantes de Empreendedorismo de Base Tecnológica, explicam Miguel Amaral e Diogo Gonçalves, docentes responsáveis pela disciplina e pela supervisão do trabalho.

Com esta iniciativa,  pretende-se “aproximar” estudantes e comunidade empresarial portuguesa, “contribuindo para o seu desenvolvimento e proporcionando uma experiência de aprendizagem mais desafiante e próxima do mundo real” para os estudantes.

As empresas envolvidas são: IDMind (robótica aplicada ao setor da saúde), LogisticsWMS (software de logística para pequenas e médias empresas), REPETE (embalagens que diminuem o desperdício alimentar das refeições takeway), SEA.AI (câmaras com sistemas de inteligência artificial que aumentam a segurança marítima), Virtuleap (aplicação de exercícios cognitivos que permitem melhorar o desempenho mental) e Wrightia (plataforma de arquitetura de dados que permite a sua gestão integrada nas empresas).

A unidade curricular de Empreendedorismo de Base Tecnológica integra o mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo e os minors em Estudos Gerais e Empreendedorismo da Inovação.

Fotogaleria.