Campus e Comunidade

Estudantes do Técnico recebem bolsas Feedzai para apoio a mulheres na Ciência

A empresa tecnológica atribuiu quatro bolsas na terceira edição do prémio Feedzai Women in Science MSc and PhD.

Quatro alunas de mestrado e doutoramento do Instituto Superior Técnico receberam, a 8 de outubro, a bolsa Feedzai Women in Science MSc and PhD. A cerimónia de entrega do prémio, que visa apoiar e incentivar mulheres a seguir carreiras nas áreas das ciências e da tecnologia, decorreu nas instalações da empresa, em Lisboa.

As vencedoras desta edição, Filipa Lino (estudante de doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores), Catarina Freire, Alexandra Pato (estudantes de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores) e Inês Simões (aluna de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores) partilharam, durante o evento, o impacto da bolsa nas suas vidas académicas e profissionais. A bolsa pode ser, além de uma “ajuda financeira importante”, “um enorme estímulo para continuar a investir na formação académica”, no caso de Inês Simões. Já Catarina Freire vê neste “prémio dedicado às mulheres, uma grande iniciativa para incentivar outras” numa “área que pode ser intimidante”. Alexandra Pato vê também este como “um incentivo para que mais mulheres continuem nesta área”, qualificando-o como “um passo em frente”. A Filipa Lino, “a bolsa da Feedzai deu segurança” para “os estudos” e para “reafirmar” o que quer “fazer no futuro”.

Pedro Amaral, Vice-Presidente para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, lembrou que a Feedzai é uma spin-off com “ADN Técnico”.“A Feedzai é um dos nossos parceiros mais importantes por ver esta colaboração de forma abrangente, tanto no apoio a iniciativas que contribuem para a atração de mulheres para as áreas STEM, como também pela Cátedra em Machine Learning, conferida ao Professor Mário Figueiredo, também membro do júri das Bolsas”. 

Pedro Bizarro, Chief Science Officer (CSO) da empresa, afirmou esperar que as premiadas “continuem a ser embaixadoras da ciência e continuem a fazer crescer esta iniciativa”. Na sessão estiveram também Sancha Barroso, uma das vencedoras da edição de 2023/24, e Mariana Lima, vencedora da edição 2022/23. Sofia Gomes, Inês Lynce e Alexandre Bernardino integraram também o júri para a atribuição das bolsas. 

As bolsas de estudo serão de 5825 euros e 18350 euros consoante se trate de estudantes de mestrado ou doutoramento, respetivamente.

Fotogaleria