Estudantes do Técnico vencem prémio europeu com projeto que ajuda crianças com dificuldades de aprendizagem

Projeto ‘Oficina dos Sons’ foi desenvolvido pela JUNITEC e consiste numa plataforma gratuita de jogos infantis didáticos para leitura e escrita.

O projeto ‘Oficina dos Sons’ valeu à JUNITEC – Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico, composta por estudantes do Técnico – o prémio europeu Most Impacful Project atribuído pela organização Junior Enterprises Europe (JE Europe). A ‘Oficina dos Sons’ tem como objetivo auxiliar crianças com dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita. Trata-se de um projeto pro bono que valeu à JUNITEC a conquista anunciada a 3 de março durante a Winter Conference da JE Europe, em Bruxelas.

Sensibilizados pelos obstáculos de intervenção pedagógica em crianças com dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, os estudantes da JUNITEC procuraram “desenvolver uma solução que permitisse que qualquer criança tivesse acesso a estes cuidados de forma gratuita”. A ‘Oficina dos Sons’ surge como uma plataforma online, gratuita, com um conjunto de jogos que ajuda qualquer criança a trabalhar exercícios de consciencialização fonológica de forma dinâmica e interativa. Com este intuito, segundo o site da JUNITEC, “diferentes jogos irão permitir associar sons a palavras e/ou a imagens, levando as crianças a desenvolver a sua linguagem e escrita enquanto brincam e se divertem”.

O prémio Most Impactful Project distingue as ‘Júnior Empresas’ que se destacaram no ano anterior pela sua excelência e é atribuído no âmbito dos European Excellence Awards. Esta é uma iniciativa da JE Europe, entidade que representa mais de 34.000 estudantes provenientes de 380 ‘Júnior Empresas’ de 16 países europeus.

A JUNITEC recebera outro prémio da JE Europe em 2021, sendo apelidada de ‘Júnior Empresa mais Promissora da Europa’, acabando mesmo por ser eleita ‘Júnior Empresa do Ano’ na Winter Conference do ano passado. Composta por um grupo de estudantes empreendedores, desde 1990 que esta entidade pretende estabelecer a ponte entre a comunidade estudantil do Instituto Superior Técnico e o mundo empresarial português.