Excelência do Técnico atrai cada vez mais alunos de mobilidade

Este ano são cerca de 700 os estudantes, oriundos dos vários pontos do globo, que escolheram o Técnico para prosseguir os seus estudos ao longo de um ou mais semestres.

Chegam de países variados, alguns até bastante longínquos para, ao longo de um semestre ou mais, estudarem naquela que já conhecem como “a melhor escola de engenharia em Portugal”. Vêm carregados de vontade de aprender, mas também de conhecer pessoas e descobrir – ou em alguns casos redescobrir- alguns recantos portugueses. Este ano, aproximadamente 700 alunos escolheram o Técnico para fazer mobilidade e ao longo da semana tiveram oportunidade de conhecer o ambiente da Escola que os acolherá nos próximos meses.

No “mapa” das proveniências dos estudantes de mobilidade do Técnico constam vários países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, França, Chipre, Croácia, Eslováquia, Espanha, Hungria, Itália, República Checa, Suécia, etc.), mas também de outros países fora da Europa como Argentina, Brasil, Chile, China e Colômbia.

No decorrer da semana, organizados em grupos e muitas vezes acompanhados por colegas de cursos, os recém-chegados alunos tiveram oportunidade de satisfazer algumas curiosidades sobre a Escola e os cursos, conhecer procedimentos académicos, começando a ambientar-se e até a planear os próximos tempos – e o divertimento com que tencionam preencher os mesmos.

No Politécnico de Milão, onde é aluno, Davide Perico ouviu falar sobre o prestígio do Técnico, e quando começou a pensar na hipótese de fazer mobilidade não hesitou na escolha do mesmo como destino desta aventura. “Ouvi dizer que é uma Escola excelente, muito conceituada em várias áreas, nomeadamente Inteligência Artificial, e, além disso gostei muito do programa do curso”. É, aliás, esta vontade de aprender, de consolidar conhecimento e alargar horizontes, que partilha quando o questionamos sobre as expetativas que tem para os próximos 6 meses em que permanecerá em Portugal. “Espero aprender muito, conhecer Portugal e claro divertir-me”, declara, com um sorriso.

Também Elise Gkionis foi convencida pela excelência do Técnico e da Universidade de Lisboa. “Sei que é a maior universidade de Portugal e com imenso prestígio e isso influenciou a minha escolha”, declara. É natural de França e escolheu a Escola para completar o seu mestrado em Química, e pelo caminho quer conhecer pessoas novas e interessantes, afinal é também disso que se trata esta experiência. “Espero que o curso seja tão interessante quando parece e que possa aprender muitas coisas novas nesta experiência”, partilha.

Esta sexta-feira, 24 de setembro, os alunos tiveram oportunidade de receber mais uma vez as “boas-vindas”, mas desta vez pela voz da vice-presidente do Técnico para a Investigação e os Assuntos Internacionais, professora Fátima Montemor, na tradicional Welcome Ceremony que se manteve no formato online.

Para fazer face a toda a curiosidade que demarca o início desta jornada, a docente tornaria a sua intervenção numa “visita guiada” aquelas que são as valências e principais características da Escola. “O Técnico é a melhor e a maior escola de engenharia em Portugal e atrai os melhores estudantes do país, e por isso aqui terão certamente oportunidade de se sentarem com os mais brilhantes estudantes portugueses”, afirmou. “Tenho de dizer que os professores são muito exigentes aqui, por isso terão tempos muito agradáveis e atividades académicas muito exigentes, mas tenho a certeza de que irão apreciá-las, e que terão realmente oportunidade de aprender com os melhores”, complementou.

Dando a conhecer os vários campi, a oferta formativa, a diversidade de domínios científicos em que a investigação do Técnico toca, as parcerias que detém com outras universidades e empresas, e ainda a veia empreendedora de muitos alunos e antigos alunos e da qual resultaram já muitas spin-offs ,a docente sublinharia o “ambiente internacional e diverso” que carateriza a comunidade da Escola. “Obrigada por terem escolhido o Técnico para fazer a vossa mobilidade. Espero que durante estes meses possam conhecer muitas pessoas novas , fazer novos amigos, e que possam realmente usufruir da vida académica aqui”.

Para que nenhuma informação crucial ficasse por transmitir aos novos alunos, a cerimónia contou ainda com uma apresentação do coordenador do Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional( NMCI) , Luís Moreira, e dos guias do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE) que forneceram algumas indicações sobre os passos cruciais a dar nestes primeiros tempos, reiterando o apoio que os novos alunos poderão encontrar sempre que necessário.

O programa de receção, no entanto, não fica por aqui uma vez que a Orientation Week se prolonga até domingo, 26 de setembro, propiciando aos alunos de mobilidade um leque de atividades diversificado que lhes permitirá ambientar-se e conhecer alguns dos encantos do nosso país.