A Talkdesk, empresa criada por dois antigos alunos do Técnico, Cristina Fonseca e Tiago Paiva, figura entre as 100 melhores empresas privadas a atuar na área da nuvem a nível mundial, segundo a lista da revista Forbes, “Forbes 2019 Cloud 100”. Líder mundial no desenvolvimento de soluções de software para call centers, a empresa com estatuto de unicórnio [nome dado a empresas avaliadas em mais de 1.000 milhões de dólares] conquista a 66.ª posição no ranking da publicação norte-americana, desenvolvido em parceria com a Bessener Venture Partners e a Salesforce Ventures, dois grandes grupos de investidores a nível mundial.
Tiago Paiva, antigo aluno de Engenharia de Telecomunicações e Informática no Técnico, e CEO da Talkdesk afirmou em comunicado que esta distinção é um motivo de orgulho e reconhecimento para a empresa. “Este reconhecimento é a validação das nossas soluções cloud para contact center e da nossa liderança no mercado da experiência do consumidor,” sublinha o alumnus do Técnico.
O processo de análise que deu origem a esta lista envolveu a classificação das empresas tendo em conta quatro principais fatores: liderança de mercado (35%), avaliação estimada (30%), métricas operacionais (20%) e pessoas e cultura (15%), segundo um comunicado enviado esta quarta-feira. A primeira posição da lista pertence à Stripe, empresa de pagamentos online, seguida da Snowflake, startup de data warehousing baseada em nuvem, e da UiPath, ligada à automação de processos robóticos.
Esta não é a primeira vez que a Talkdesk integra a prestigiada listagem, tendo o mesmo já acontecido no ano de 2017. Também em 2016, a conceituada revista referenciou o nome dos fundadores da empresa na lista das 30 pessoas com menos de 30 anos que estão a mudar as empresas de tecnologia.