Força da Física volta a arrebatar centenas de jovens

Naquela que é a 23.ª edição da iniciativa promovida pelo Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST) foram mais de 2800 os alunos que se deixaram fascinar pelo mundo da Física.

As ondas sonoras invulgares que se ouvem por estes dias no Pavilhão Central são a consequência do envolvimento, do entusiasmo e do impacto que a Semana da Física provoca nos participantes.  O carácter educativo de cada uma das experiências é eletrificante – e quem nelas se envolve percebe do que falamos. As explicações científicas são tão magnéticas que se torna por vezes custoso passar à banca seguinte- mesmo que por lá o mesmo volte a acontecer.  Torna-se impossível não gravitar em torno de tanto conhecimento ou ceder à(s) força(s) da Física. Nesta edição, o Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST) –responsável pela organização iniciativa-  inspirou-se nas “Invenções que mudaram o mundo” contando-as de forma muito acessível e criativa. Este ano foram mais de 2800 os jovens do ensino básico e secundário que viram o seu interesse pela física propagar-se.

As escolas são desafiadas a trazer os seus alunos e o NFIST trata do resto, oferecendo 3 horas de descoberta, sob os mais diversos moldes. As palestras dadas por docentes, investigadores ou antigos alunos do Técnico e os workshops preparados minuciosamente por alunos do curso são uma forma de dar a conhecer os avanços recentes na área, mas também de espicaçar o raciocínio dos jovens participantes. O planetário da Gradiva também faz parte do itinerário da viagem e normalmente aguça ainda mais o interesse dos participantes, conduzindo-os à descoberta por novos mundos. Ainda assim, é no átrio do Pavilhão Central por entre as mais de 10 experiências que se fundem todos os sentidos e atenções dos participantes. A profundidade da explicação dos monitores molda-se ao nível de conhecimento que o grupo de ouvintes. O envolvimento dos mesmos seja através de uma pergunta ou do apoio a uma experiência ajuda a cativar ainda mais.

Através das experiências e da criatividade inerente às mesmas, a Física que estudam nos livros ou que um dia lhes passará pelos cadernos torna-se mais fácil de entender e de agarrar. Os buracos negros tornam-se mais fáceis de perceber através da “cama” gravitacional e das esferas que são lançadas na mesma e o comportamento das ondas no Tubo de Rubens não deixa ninguém indiferente. Ainda assim entre as atrações, é o gerador de Van de Graaff o que mais reações provoca. Além de eriçar os cabelos e provocar um choque em cadeia, o gerador eletrostático ajuda a perceber como funcionam as cargas elétricas.

“Este ano temos como mote ‘As invenções que mudaram o mundo’ e cada uma das bancas tem como base uma experiência bastante importante na história da humanidade”, explica Rita Silva, presidente do NFIST. Para além da grande adesão que registaram este ano, a aluna do Técnico partilha a satisfação da organização por esta iniciativa conseguir chegar cada vez mais longe. “Além das escolas da área de Lisboa temos algumas que vêm do Porto, de Grândola, Évora e das Caldas da Rainha”, partilha a presidente do núcleo.

“Sem dúvida que esta atividade ajuda a despertar a curiosidade pela área. Os alunos fazem bastantes perguntas sobre a Física no geral e sobre também acerca do nosso curso. Ontem tivemos um rapaz que vinha com uma página cheia de perguntas e que encontrou aqui oportunidade para satisfazer as suas dúvidas”, partilha, por sua vez, Bernardo Barbosa, vice-presidente do NFIST.  Levar a Física aos jovens e despertar as suas mentes para a mesma é o objetivo, e cada vez mais uma missão cumprida para os organizadores desta semana. “Tentamos melhorar todos os anos, esforçámo-nos para ter coisas novas e propiciar experiências novas a quem vem pela segunda vez. A semana anterior a esta é bastante intensa e trabalhosa, mas no final a sensação é muito boa, porque sentimos que conseguimos mostrar a Física e a sua importância”, vinca Rita Silva.

A iniciativa decorre até ao próximo sábado, 22 de fevereiro. A organização preparou um dia aberto que pretender estender a iniciativa aos programas familiares, convidando miúdos e graúdos a participarem e explorar em conjunto o mundo da Física.