Campus e Comunidade

Formulários da Direção de Recursos Humanos passam a formato digital em 2025

Técnicos e administrativos passam a submeter formulários através da plataforma Connect. Em 2025 todos os processos da Direção de Recursos Humanos e de Pós-Graduação da Direção Académica do Técnico estarão digitalizados.

A partir de 13 de janeiro de 2025, os formulários disponibilizados para técnicos e administrativos pela Direção de Recursos Humanos para a comunidade do Instituto Superior Técnico estarão em formato digital, na plataforma Connect, que centraliza o acesso a funcionalidades relativas aos processos da Escola. “Acreditamos que esta medida vai permitir aos técnicos e administrativos uma gestão dos seus requerimentos com maior autonomia, a qualquer hora, podendo, à distância de um clique, acompanhar o estado dos mesmos”, partilha Cláudia Jacinto, Diretora de Recursos Humanos do Técnico. A medida “representa um importante passo no sentido de uma Direção de Recursos Humanos modernizada, mais sustentável, transparente e acessível a todos”, acrescenta.

A medida tem efeito imediato sobre formulários de acumulação de funções; faltas por motivo de casamento; parentalidade; comunicação de regresso antecipado ao trabalho; licença sem remuneração; horário de trabalho; estatuto de trabalhador-estudante; trabalho suplementar; teletrabalho; rescisão de contrato; informação da conta bancária; declaração de situação fiscal; requerimento de abono de família; pedido de aposentação e pedido de contagem de tempo de serviço). “O mais desafiante foi a necessária análise do elevado número de formulários existentes e a reformulação dos mesmos, no sentido de agilizar os seus circuitos de aprovação”, resume Cláudia Jacinto.

A primeira apresentação pública da plataforma – para técnicos e administrativos do Técnico – acontece a 8 de janeiro de 2025, no webinar “Formulários Digitais da DRH” (inscrições).


Desmaterialização em curso no Técnico alarga-se a vários sectores

Com o objetivo de “agilizar e simplificar os processos do Técnico, contribuindo para maior proximidade entre utilizadores, maior transparência e uma maior eficiência” – palavras de Sérgio Guerreiro, professor do Técnico e director-adjunto para a Transição Digital – o processo de digitalização já tinha sido também aplicado aos formulários de contratação dos docentes especialmente contratados. A ideia é, em breve, incluir “a generalidade dos formulários académicos que estão desmaterializados e com um impacto positivo e significativo na atividade das áreas académicas e nos pedidos dos estudantes”. O plano passa por desmaterializar todos os processos administrativos do Técnico. “Em 2025 prevemos desmaterializar todos os processos da Direção de Recursos Humanos e os processos de Pós-Graduação da Direção Académica, incluindo os subprocessos da responsabilidade de outras unidades do Técnico”, explica.

Para Sérgio Guerreiro, este processo vai permitir “agilizar os procedimentos, contribuindo quer para uma maior celeridade quer para um maior controlo dos mesmos”. A plataforma permitirá a cada utilizador remeter formulários, saber o estado dos processos em que intervém e que processos aguardam a sua ação. “Contribuirá ainda para uma maior transparência, para uma redução dos custos, e para uma redução da pegada ecológica”, complementa.

Os grandes desafios da iniciativa – por implicar o levantamento e caracterização de todos os processos transitando de um paradigma em papel para digital – passam pela necessidade de colaboração de todas as equipas e unidades do Técnico. “Ainda que exista um esforço grande do ponto de vista operacional e tecnológico, o desafio é essencialmente cultural e organizacional”, resume Sérgio Guerreiro.