Já são conhecidos os 3 vencedores do Concurso de fotografia – Dia Internacional da Luz 2021

Foram 3 os galardoados no concurso fotográfico promovido pelo Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), com a colaboração do Departamento de Física (DF) e do Núcleo de Arte Fotográfica (NAF), sobre o tema “Luz”.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Luz 2021, celebrado a 16 de maio, o Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), com a colaboração do Departamento de Física (DF) e do Núcleo de Arte Fotográfica (NAF) do Instituto Superior Técnico, promoveu um concurso fotográfico sobre o tema “Luz”.

Na categoria “Estudantes do ensino secundário”, a vencedora foi Margarida Kalinichenko com a fotografia “Decomposição da luz de uma lâmpada LED”; Ana Trigo conquistou a distinção na categoria “Estudantes do ensino superior” com a fotografia – “Bola de Plasma 1” ; e na categoria “Público geral” a fotografia vencedora intitula-se “Propagação da luz”  e é da autoria de  Andreia Barroso.

Os vencedores em cada uma das categorias receberam um exemplar do livro “Haja Luz!” da autoria do professor Jorge Calado.

O concurso esteve aberto entre 16 de maio e 16 de junho de 2021, contemplou três categorias diferentes. Foram submetidas cerca de 70 fotografias de 45 participantes – cada participante poderia submeter até 3 fotografias. As imagens foram avaliadas por um júri representativo de cada um dos organizadores, presidido por Carlos M. Fernandes (NAF), e a quem se juntaram o professor João Mendanha Dias, docente do DF, e Diana Amado, colaboradora do IPFN.