Jornadas de Santa Bárbara XVII Edição

As Jornadas de Santa Bárbara conheceram a sua XVII edição a 5 de dezembro. O prémio Filstone para o melhor estudante de Engenharia de Minas e Recursos Energéticos com melhor nota de ingresso, neste ano letivo, foi entregue a Rafael Garcia, na mesma ocasião.

Realizaram-se a 5 de dezembro as XVII Jornadas de Santa Bárbara, no Técnico. No mesmo evento, Rafael Garcia recebeu o Prémio de Mérito Filstone em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos para o estudante com melhor nota de ingresso, no ano letivo 2022/203.

Os recursos minerais e energéticos na era da transição digital e da indústria 4.0 foram o tema desta edição das Jornadas organizadas pelo Núcleo de Minas do Instituto Superior Técnico (NUMIST).

Aquando da entrega dos prémios, o CEO da Filstone, Ricardo Jorge, referiu os «momentos desafiantes» que o setor atravessa e como as próximas gerações serão fundamentais para ultrapassá-los. A «entrega dos Professores» foi também destacada por Jorge.

O evento contou com várias palestras conduzidos pelos Professores Amilcar Soares e Pedro Amaral do Técnico, Engeheiros Flávio Viera da Filstone e Victor Morales da Orica e pelo Director do Center for Space Resources da Colorado School of Mines, Professor Angel Abbud-Madrid.

No contexto da 2ª edição do Prémio de Mérito da Filstone, os estudantes distinguidos no ano anterior – Margarida Grou, Margarida Figueiredo e Alexandre Costa – viram as suas bolsas renovadas.