José Tribolet recebe medalha de mérito científico

O professor catedrático do Técnico e fundador do INESC foi distinguido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

José Tribolet, professor catedrático jubilado do Instituto Superior Técnico recebeu, a 4 de julho, a medalha de mérito científico, durante o Encontro Ciência 2024, a decorrer entre 3 e 5 de julho, no Porto.

Jubilado desde 2019, Tribolet foi fundador e presidente do INESC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores. Criou também na Escola a licenciatura em Engenharia Informática e o Departamento de Engenharia Informática.

Dedicou-se à investigação nos campos da aplicação do processamento digital de sinais em áreas como a sismologia e a codificação e reconhecimento da fala e, mais tarde, à “Enterprise Engineering”.

O encontro da comunidade científica portuguesa, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), decorreu, este ano, sob o mote “+ciência para uma só saúde e bem-estar global”.

Em anos anteriores foram agraciados com a Medalha de Mérito Científico: