JUNITEC consagrada a Júnior Empresa mais Empreendedora da Europa

A Júnior Empresa mais Empreendedora da Europa reside no Técnico e dá pelo nome de JUNITEC. A Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico foi distinguida naJEE  Winter Conference em Bruxelas, na semana passada trazendo para a escola o prestigiado galardão entregue pela Júnior Enterprises Europe e que distingue a júnior empresa que mais se destaca na promoção do empreendedorismo. “Este prémio não foi uma surpresa, foi mais uma confirmação de que o trabalho e qualidade dos nossos membros estão ao nível europeu, só precisávamos de o provar. Agora, ficará com as próximas direções mostrarem que este não é um feito pontual, mas sim um padrão a manter”, refere Eduarda Vaz, coordenadora do departamento de marketing da JUNITEC e a porta-voz do orgulho imenso que domina a equipa.

Enquanto a vitória da JUNITEC era anunciada na Bélgica, em terras lusas demonstrava-se o porquê do mesmo ser tão merecido, através da organização de mais um TecStorm, competição de tecnologia organizada pela júnior empresa. “As mensagens e chamadas que recebemos da comitiva nos minutos a seguir [ao anúncio da vitória] foram sem dúvida carregadas de emoção e de contentamento, mas mesmo as pessoas que estavam a quilómetros de distância experimentaram uma vitória simultânea”, recorda Eduarda Vaz, coordenadora do departamento de marketing da JUNITEC. “Todos se abraçaram, os participantes do TecStorm deram os parabéns à equipa, toda a gente estava envolvida nesta celebração. Portanto, no momento, toda a JUNITEC sentiu o peso desta conquista”, acrescenta aindaa a luna do Técnico.  Passados alguns dias, já de volta à rotina e cessada a euforia da vitória, “o trabalho das pessoas, sem variação de qualidade, está agora carregado de uma honra e responsabilidade significativas”, como explica Eduarda Vaz.

Quem conhece o trabalho da JUNITEC não tem dúvidas das provas dadas e dos muito motivos que justificam esta distinção. A júnior empresa do Técnico é “uma das poucas que está ativamente envolvida no âmbito da tecnologia, e a única em Portugal com um Programa de Aceleração”, destaca Eduarda Vaz que vinca que por isso mesmo eram  “um concorrente forte para vencer este prémio”. “O trabalho deste mandato, em termos do desenvolvimento do Programa de Aceleração, o sucesso da última edição do TecStorm e a crescente aproximação a entidades do ecosistema empreendedor”, são também enunciados pela coordenadora do departamento de marketing.

Na candidatura que a JUNITEC submeteu a este galardão, a equipa quis deixar bem patente que o trabalho que tem sido desenvolvido “é potenciado pelas nossas origens e pelas sucessivas equipas que foram guiando a JUNITEC no caminho do empreendedorismo, não é apenas algo do presente mandato”, como nos revela Eduarda Vaz, que ainda assim não deixa de enaltecer “o trabalho excecional que foi desenvolvido ao longo deste mandato”. “Esta distinção também diz respeito aos campeões de mandatos anteriores: às startups que conseguimos lançar e aos empreendedores que conseguimos formar”, reitera a aluna da escola. A verdade, é que este prémio não podia ter chegado num momento mais especial, uma vez que a JUNITEC celebra este ano o  30.º aniversário.

Para Eduarda Vaz, os muitos prémios amealhados pela JUNITEC não são mais do que “uma prova do valor que a JUNITEC tem, e atuam no sentido de distinguir os nossos membros dos seus pares”. “Estes prémios, e os anteriores, estão todos expostos na sala de trabalho da JUNITEC, e não num armário escondido, pois servem como um lembrete do que já foi alcançado e do caminho a seguir”, declara a aluna da escola. Apesar de importantes, os galardões não são “a única prova do valor da JUNITEC”, e o mesmo encontra-se em outros aspetos, tais como:  “a satisfação dos clientes com os projetos desenvolvidos  ou o reconhecimento dos  membros atuais. “São estudantes, de todas as idades e cursos, que a par dos estudos intensos no Técnico, dedicam ainda tempo nos vários projetos que desenvolvemos”, frisa a coordenadora. “Ser membro da JUNITEC requer grande disponibilidade e capacidade de organização, pelo que esta dedicação não é menosprezável. No entanto, a satisfação que os membros nos têm comunicado, ao sentirem que estão a fazer a diferença nos seus projetos, é talvez a melhor prova do nosso valor”, adiciona a aluna.

Desde que foi criada em 1990, que a júnior empresa do Técnico assenta em 3 pilares que a passagem de testemunho entre membros não deixou esquecer: “Aprender, empreender e inovar”.  De acordo com Eduarda Vaz, é esta capacidade de “desenvolver nos seus membros nestas três dimensões o maior contributo da JUNITEC”. O segredo para o sucesso desta incubadora de talentos está na sucessiva batalha por cumprir esta missão, permitindo aos seus membros uma experiência única de aproximação ao ecossistema profissional, e pelo meio amealhando estes títulos que ajudam a projetar para fora o trabalho e a dedicação que domina quem dela faz parte.