JUNITEC expõe projeto no Science Museum of London

A JUNITEC - Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico, um dos núcleos de estudantes do Técnico, irá expor, no próximo dia 7 de julho, um dos seus projetos no Science Museum of London, em parceria com a Patient Innovation, uma plataforma que permite a doentes partilhar experiências.

A JUNITEC – Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico, um dos núcleos de estudantes do Técnico, irá expor, no próximo dia 7 de julho, um dos seus projetos no Science Museum of London, em parceria com a Patient Innovation, uma plataforma que permite a doentes partilhar experiências.

O projeto, apelidado Bolsos Térmicos Amovíveis, surgiu da necessidade de ajudar Diogo, um jovem pianista com uma doença neuromuscular rara (Charcot-Marie-Tooth) que provoca alterações da vascularização e que leva ao aparecimento de problemas circulatórios.

O desafio surgiu da Patient Innovation, que propôs à JUNITEC desenvolver um dispositivo eletrónico capaz de atenuar as dores das mãos do pianista. Para isso, a júnior empresa formulou um circuito elétrico que pode ser colocado nos bolsos do casaco do pianista, aquecendo-os, permitindo uma melhor circulação sanguínea e atenuando as dores, especialmente entre atuações.

Depois da conclusão do projeto, em setembro de 2015, a Patient Innovation, convidou a JUNITEC a desenvolver quatro dispositivos semelhantes – um deles será agora exposto em Londres, e os restantes integrarão uma exposição itinerante que passará por várias cidades do mundo, entre elas Lisboa.

Segundo a JUNITEC, “este destaque vem dar notoriedade ao trabalho desenvolvido pela equipa e ajudará a levar ao resto do mundo a imagem do Instituto Superior Técnico e da mais antiga júnior empresa em Portugal”. No futuro, o núcleo de estudantes pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido e apostar em “projetos inovadores e empreendedores, capazes de marcar a diferença na sociedade”.