“O tipo de tecnologia e de produtos que aqui vimos são de topo. Por vezes temos a sensação de que em Portugal estamos atrasados em algumas coisas, mas certamente não em Engenharia, certamente não em Tecnologia. Isto é tão bom como se vê em qualquer parte da Europa e do Mundo” sublinhava Stephan Morais, alumnus do Técnico, General Manager Partner da Indico e um dos elementos que compôs o painel de jurados da sessão de encerramento de mais uma edição de sucesso do Lab2Market@Técnico. A afirmação do antigo aluno refletia na perfeição a inovação plasmada em cada um dos 5 projetos apresentados no evento que decorreu na passada quarta-feira, 9 de junho.
Ao abrir a sessão, o vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e Operações, professor Pedro Amaral, salientava a importância deste programa para o Técnico, sendo uma forma de ligar aquilo que se faz em termos de investigação na Escola e o mercado propriamente dito. “Penso que é sempre muito difícil estabelecer a relação entre o que está envolvido no âmbito técnico quando fizemos a investigação, e o que é importante para o mercado e quais são os aspetos cruciais e críticos para ter sucesso. O Lab2Market foi desenvolvido, exatamente para desencadear o estímulo desse potencial”, destacou. “É realmente muito importante ver que a cada ano que passa há mais equipas, e que estas estão mais preparadas para enfrentar a realidade daquilo que o mercado realmente precisa”, salientou, mais adiante, felicitando as equipas pelos resultados atingidos.
Com o apoio da i-deals, as equipas tiveram oportunidade, durante o programa, de aproximar as suas tecnologias e produtos daquilo que o mercado procura, aprimorando a respetiva proposta de valor. Apesar de relacionados com áreas muito distintas, os projetos “Ultrasonic Fatigue Testing”, “CDWalue”, “Alloci, “DentalBioMatrix” e “FlexiBranes” têm em comum o facto de terem nascido nos laboratórios do Técnico e o potencial de inovação que os sustenta.
Tal como o nome desvenda, o projeto “Ultrasonic Fatigue Testing” pretende fornecer uma forma única, inovadora e fiável de realizar testes de fadiga multiaxial através de um kit fácil de montar ou como um serviço de testes.
Por sua vez, a equipa do CDWalue desenvolveu um processo inovador para a separação de resíduos de betão, permitindo a valorização dos resíduos de construção e demolição.
Assente num sistema de Inteligência Artificial, o “Alloci” oferece uma solução de gestão de edifícios que ajuda os gestores de edifícios e as empresas que a obter um melhor controlo dos edifícios, melhorando o conforto (térmico) dos funcionários e minimizando os custos operacionais relacionados com a energia.
Para ajudar os dentistas que se querem diferenciar e distanciar da concorrência, o “DentalBioMatrix” disponibiliza um produto injetável, animal-free, para regeneração periodontal, reduzindo os custos e tempo dos tratamentos e melhorando a satisfação dos pacientes.
Por fim, mas não menos inovador, o “FlexiBranes” desenvolveu um processo inovador que utiliza técnicas de implantação iónica escaláveis e económicas para a produção de nanomembranas flexíveis e microtubos de Ga2O3.
O caminho percorrido desde o início, o impacto das 250 horas de consultoria que o programa oferece, as lições aprendidas, assim como os resultados conquistados, mas também as estratégias de ação futura foram sendo expostos pelos representantes dos projetos. Os participantes frisaram ainda a importância do programa neste caminho rumo ao mercado.
Os elogios à qualidade dos projetos multiplicar-se-iam no final das respetivas apresentações, mas também no período de encerramento do evento através dos restantes membros do painel: José Guerreiro de Sousa (Armilar Venture Partners), João Ventura Fernandes (Bionova Capital) e David Braga Malta (LiMM, Vesalius Biocapital). Além de sublinharem a qualidade das ideias e o evidente trabalho feito pelas equipas, os especialistas deixaram alguns conselhos para as fases que se seguem.