Mais um docente do Técnico nomeado membro sénior da ACM

O professor Alberto Rodrigues da Silva é um dos 246 nomeados que integram a lista deste ano da Association for Computing Machinery (ACM).

O professor João Madeiras Pereira não foi o único docente do Técnico distinguido como membro sénior da Association for Computing Machinery (ACM), uma das maiores associações científicas na área da computação. Na lista de  246 distinguidos  deste ano surge também o nome de outro professor da escola: Alberto Rodrigues da Silva, também docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI)  e investigador do INESC-ID.

Recebem esta distinção os membros da ACM que sejam associados há pelo menos 5 anos, e se tenham distinguido na última década pela qualidade do seu trabalho, pelas múltiplas contribuições para a atividade estratégica na sua área do conhecimento e pelas capacidades de liderança exercidas no decurso da carreira profissional.

Para o docente do DEI este “é um reconhecimento importante principalmente a partir da análise da minha carreira profissional e das realizações concretizadas ao longo dos últimos anos”. Tal como sublinha o professor Alberto Rodrigues da Silva , esta distinção torna-se ainda “mais relevante por a ACM ser a principal associação profissional internacional na área da Ciência da Computação e Engenharia Informática, com milhares de membros em todo o mundo, e um número crescente de atividades e publicações”.  “Com esta nomeação, também me associo à rede de membros seniores da ACM e sou desafiado a contribuir para a nossa comunidade profissional”, realça o investigador do INESC-ID.

O docente iniciou a sua carreira como investigador do INESC-ID em 2000. Atualmente é coordenador da área científica de Sistemas de Informação e Apoio à Decisão (IDSS), e os seus interesses de investigação centram-se essencialmente nas seguintes áreas: sistemas de informação, engenharia de software, engenharia orientada por modelos, engenharia de requisitos, gestão de projetos, automação de documentos, e a sua aplicação em múltiplos domínios.  “Neste âmbito, coordenei e participei em vários projetos de Investigação e Desenvolvimento, incluindo projetos europeus, bilaterais, ou ainda patrocinados por agências nacionais ou internacionais tais como FCT, ANI, PRIME, CYTED, em domínios como a cidadania e governo digital, engenharia, educação, saúde, ou mesmo smart cities”, salienta o docente.

É autor e coautor de 6 livros técnico-pedagógicos e mais de 200 publicações em revistas, conferências e workshops internacionais, e editor de 5 livros científicos internacionais. É também membro da Ordem dos Engenheiros e do Project Management Institute (PMI). Recebeu os seguintes prémios ou certificações profissionais: JEEP 2003, Scrum Master, PMP e Prémio IST Excelência no Ensino.

A ACM reúne académicos, investigadores e profissionais da área da computação para inspirar o diálogo, partilhar recursos, e enfrentar os desafios da área. Fundada em 1947, a associação tem como lema “o avanço da computação como uma ciência e profissão”, e dá acesso a uma grande biblioteca digital de informação relacionada com tecnologia, incluindo revistas académicas e profissionais, atas de conferências, e um repositório de algoritmos.