Mesmo quando a semana se aproxima do fim, a Semana de Acolhimento não para

O percurso de integração já foi descrito por milhares de estudantes que começam este ano a estudar no Técnico.

Atapetado de vermelho, o pavilhão que acolhe a Feira de Núcleos de Estudantes fervilha de movimento ao receber centenas de novos estudantes no quarto dia da Semana de Acolhimento do Técnico. Manuel, que entrou para Engenharia Física e Tecnológica, não esconde o entusiasmo ao circular junto às mesas repletas de informação sobre as iniciativas. “Já tinha estado a pesquisar sobre os diferentes núcleos de estudantes e estou entusiasmadíssimo para participar nisso”, comenta, os seus olhos varrendo o interior do salão. Está à procura de um estudante a quem possa colocar as suas questões sobre como envolver-se nos projetos em exibição, mas a afluência às bancas obriga-o a esperar mais um pouco.

A Feira de Núcleos é a paragem final de um percurso que começa quase às portas do Pavilhão Central, junto às ‘letras do Técnico’ e que leva os recém-matriculados a percorrer alguns dos edifícios e instalações de que irão usufruir nos próximos anos. Para isso, contam com o auxílio de mentores que lhes são atribuídos logo à chegada, e que se comprometem a acompanhar o percurso dos novos estudantes, ajudando a sua integração na vida universitária que agora começa. Diana, empolgada para começar os estudos em Arquitetura, afirma que “a iniciativa dos mentores dá mesmo muito jeito. Ainda não comecei o ano e já fiquei com uma ideia de como as coisas vão ser – os professores, o acesso aos materiais…”.

Quanto a isso, a sessão de apresentação de curso também é essencial. No quarto dia da Semana de Acolhimento, estas sessões corresponderam aos cursos de Arquitetura, Engenharia Civil e Engenharia Física Tecnológica, no campus Alameda, e Engenharia Eletrónica e Engenharia de Telecomunicações e Informática, no campus Taguspark.

Nestas palestras, que decorrem da parte da tarde, os novos estudantes ficam a conhecer os seus professores, representantes de núcleos e tutores. Estes últimos são os responsáveis por fazer um acompanhamento do seu percurso académico, apoiando-os a concretizar os seus objetivos de desempenho escolar (a atribuição de tutor é automática e pode ser consultada por cada estudante na plataforma Fénix).

Regressando ao período da manhã, Gastão ainda vai a meio do percurso de acolhimento. Entrou em Engenharia Civil e “desde o décimo ano” que ouvia falar do Técnico, o que o deixou “com as expectativas em alta”. Mostra-se otimista em relação à vida universitária que o espera – “vejo-me a estudar ainda durante uns anos e a seguir para um mestrado também… acho que vão ser bons tempos por aqui”. Para este e muitos outros estudantes, a página de Primeiros Passos no Técnico contém informações úteis tais como a programação da Semana de Acolhimento e outros aspetos importantes para quem acaba de chegar à Faculdade.