Novos estudantes chegam ao campus Taguspark em busca do “prestígio” do Técnico

Atividades da Semana de Acolhimento do Técnico estendem-se ao campus em Oeiras, onde começaram hoje a ser recebidos os novos estudantes.

Suspensa de um dos candeeiros do laboratório, a réplica em tamanho real do ISTSat-1 – o primeiro satélite universitário desenvolvido e construído em Portugal e atualmente orbitando o planeta – oscila suavemente perante os olhares curiosos dos novos estudantes do Instituto Superior Técnico. A visita ao NanoSat Lab faz parte do roteiro da Semana de Acolhimento no campus Taguspark, dando oportunidade aos recém-chegados para conhecer os vários espaços do polo de Oeiras do Técnico.

A guiar cada grupo estão dois mentores, estudantes de anos mais avançados do curso – Engenharia Informática e de Computadores, no caso de hoje no Taguspark – que se voluntariam para receber da melhor forma quem começa os estudos este ano na maior escola de Engenharia, Ciência, Tecnologia e Arquitetura do país.

A par de ficarem a conhecer os espaços de estudo e lazer, estes novos estudantes tiveram também um primeiro contacto com vários dos Núcleos de Estudantes do Técnico. Para João e André, membros de um destes núcleos, o acompanhamento dos mentores é “essencial para quebrar o gelo”, facilitando a inserção dos novos estudantes na vida académica.

As razões para vir para o Técnico são muitas e dependem de pessoa para pessoa, mas a mais invocada é o “prestígio” associado à Instituição. Quem o diz é Margarida Rodrigues, aluna lisboeta que começa agora os estudos na Escola. “Ouvi dizer que os alunos são muito amigos uns dos outros e que o ensino é muito exigente”, partilha, confiante de que “andar no Técnico vai ser uma boa experiência”.

Filipe Santana, oriundo de Barcarena, também vê o Técnico como uma “faculdade bastante conceituada tanto em Portugal como no estrangeiro” e justifica a escolha do curso que agora inicia com a “empregabilidade bastante alta” do ramo da informática.

No campus Alameda, o dia contou com sessões de acolhimento das licenciaturas em Matemática Aplicada e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Enquanto que as sessões de boas-vindas aos familiares dos estudantes decorrem pela manhã, ao final do dia há espaço para convívios mais informais nos sunsets, para os quais estão convidados estudantes de todos os cursos. De saco com brindes do Técnico ao ombro, estes e centenas de muitos outros estudantes dão os seus primeiros passos numa semana onde são também acolhidos estudantes de mobilidade, internacionais e de 2.º ciclo, com sessões de boas-vindas feitas por órgãos da Escola e pelos respetivos professores a pontuar o calendário.

Todas as informações em: Primeiros Passos no Técnico | Guia Estudar no Técnico

A cobertura diária da Semana de Acolhimento: