O Prémio de Mérito NTT Data em Aprendizagem 2024/2025 distinguiu Leonor Figueira e Raquel Rodrigues como vencedoras desta edição, numa cerimónia que decorreu no passado dia 17 de janeiro, nos escritórios da NTT Data, empresa que integra a Rede de Parceiros do Técnico, desde 2018. Foram dez as equipas que se debateram no pitch final pelo galardão que reconhece o melhor projeto desenvolvido no âmbito da unidade curricular (UC) de Aprendizagem.
Cada equipa teve a oportunidade de apresentar o projeto desenvolvido na disciplina, tendo por base a análise da deteção de tumores benignos e malignos no cancro da mama, expondo os modelos aplicados e os resultados obtidos. Um grupo de jurados, composto pelos docentes Miguel Couceiro e Andreas Wichert, e Hugo Dionísio, Diretor da área de Data & Analytics da NTT Data, avaliou a performance das equipas.
As vencedoras Leonor Figueira e Raquel Rodrigues, destacaram-se pela qualidade do projeto e pela clareza na comunicação dos resultados, segundo o júri. O prémio, no valor de 2500 euros, reconheceu o esforço contínuo e a dedicação das estudantes. “É muito gratificante ver o nosso trabalho recompensado. Este tipo de iniciativas fomenta o interesse dos alunos pela engenharia,” referiu Raquel Rodrigues. “Foi uma aprendizagem contínua, onde aprofundámos temas que não exploraríamos de outra forma” completou Leonor Figueira.
Presente no evento, Rogério Colaço, Presidente do Técnico, que reforçou a importância estratégica destas parcerias. “Esta mudança no Técnico, com alunos mais interessados e com vontade de pôr as mãos na massa, acontece graças à nossa rede de parceiros e a iniciativas como a da NTT Data,” sublinhou.
Durante a cerimónia, o Tiago Barroso, CEO da NTT Data Portugal e alumnus do Técnico, deu as boas-vindas aos participantes, destacando o impacto transformador das colaborações: “Estamos muito contentes por ser parceiros nesta iniciativa e, em especial, neste prémio de mérito. Acreditamos que podem transpor o vosso trabalho para coisas que realmente mudam as vidas das pessoas”.
O evento contou, ainda, com palavras de incentivo do júri, em particular de Andreas Wichert, que sublinhou a qualidade dos projetos apresentados e a dificuldade em selecionar um vencedor. “Devem estar muito orgulhosos daquilo que fizeram aqui”, referiu.
Este prémio é uma das iniciativas de uma relação mais alargada entre o Instituto Superior Técnico e a NTT Data, focada no Departamento de Engenharia Informática, que engloba a componente do talento, o apoio a um espaço de estudo para os estudantes e uma componente ligada à aceleração de inovação, com o Programa Lab2Market.
Para além do reconhecimento individual, o prémio contemplou também uma componente para a melhoria da qualidade de ensino, um donativo de 1670 euros, entregue ao Departamento de Engenharia Informática (DEI). Daniel Gonçalves, Vice-Presidente do DEI para o Ensino, em representação do departamento, destacou o impacto desta contribuição na criação de melhores condições para os estudantes. “Este prémio vai ser reinvestido em vocês, para que haja condições de trabalho e convívio,” afirmou.