Núcleo de estudantes do Técnico desenvolve videojogo sobre sustentabilidade

“Quinta do Vale”, jogo criado pelo GameDev Técnico, ensina crianças a gerir uma quinta de forma sustentável.

O GameDev Técnico, núcleo de estudantes do Instituto Superior Técnico dedicado ao desenvolvimento de videojogos, lançou no dia 16 de outubro o “Quinta do Vale”, um jogo para telemóvel com o objetivo de ensinar a crianças dos 2.º e 3.º ciclos de escolaridade como ter uma quinta sustentável. Disponível para descarga na aplicação Play Store, o jogo foi desenvolvido ao longo do último ano e aborda assuntos como o ciclo de vida dos animais de produção, o bem-estar animal, a economia circular e a sustentabilidade.

Trata-se de um jogo de gestão de uma quinta, no qual o jogador tem vários edifícios que albergam os diferentes animais, ocupando-se de cuidar da sua alimentação e de tarefas como limpeza de estábulos, tosquia e ajuste de níveis de temperatura, humidade e ventilação. O intuito é otimizar as condições de vida dos animais que ali habitam, aprendendo sobre estes e contribuindo para a sustentabilidade do espaço. A acrescentar à vertente pedagógica, existem personagens como a Horticultora e a Advogada que, respetivamente, elucidam o jogador quanto ao cultivo de plantas e a legislação afeta à gestão de uma quinta, entre outros aspetos.

Maria Gomes, estudante do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores (MEIC) do Técnico e líder do projeto que criou o jogo, partilha que a experiência de desenvolver a aplicação ajudou-a a “gerir expectativas durante o trabalho”, na medida em que teve de “perceber quando é necessário parar e constatar que nem tudo tem de estar perfeito para se obter um bom jogo”. Ricardo Subtil, também estudante do MEIC, partilha que teve a oportunidade de aperfeiçoar as suas capacidades. “Criar interfaces em Unity [o motor que serve de base para o jogo] em diferentes resoluções, de modo a funcionarem tanto para telemóveis como para tablets, foi o meu maior desafio e algo que aprendi a fazer graças a este projeto”, acrescenta.

A “Quinta do Vale” soma-se a outros títulos educativos que o GameDev Técnico desenvolveu, como o “COVIDA”. Este jogo, lançado em abril de 2020, pretendeu sensibilizar a população em geral para o cumprimento das boas práticas de combate à COVID-19.