“O Presidente da República agradece ao Técnico 105 anos ao serviço de Portugal”

Decorreu, esta segunda-feira, a Sessão Solene do Dia do Técnico, no âmbito das comemorações do seu 105.º aniversário, que contou com a presença do presidente da República, professor Marcelo Rebelo de Sousa, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Manuel Heitor.

Na cerimónia, como já é habitual, foram homenageados os funcionários que cumpriram 25 anos de serviço à escola e distinguidos os docentes avaliados com nota máxima no sistema de qualidade das unidades curriculares (QUC) e, dentro destes, os premiados com o Prémio IST Excelência no Ensino, que reconhece e incentiva a excelência pedagógica no Técnico. Este ano, os distinguidos foram o professor João Paulo Silva (1.º ciclo) e a professora Virgínia Infante (2.º ciclo).

Foi ainda homenageado o professor Amilcar Sernadas, docente do Departamento de Matemática, como “Professor Distinto do Instituto Superior Técnico”, distinção que reconhece os professores mais influentes em termos científicos, educacionais e estratégicos, que representam e lideram a comunidade de acordo com os padrões académicos mais elevados. O docente foi escolhido, por um júri, “pelas contribuições excecionais para a liderança científica e académica, em várias vertentes e na área da Lógica e Teoria da Computação”.

O presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira, fez um pequeno discurso a propósito da ocasião, garantido que “gerir o Técnico não tem sido tarefa fácil”, e lembrando os desafios identificados dentro da escola, como a falta de renovação do corpo docente e a ajuda na identificação de oportunidades de carreira para os graduados. “Precisamos de todos para garantir que o futuro dos nossos jovens não será sacrificado pelas necessidades do presente. O investimento nos nossos jovens é o que melhor assegura o futuro do país”, declarou, antes de ser aplaudido de pé por toda a audiência presente.

Em linha com o presidente do Técnico esteve o reitor da Universidade de Lisboa, professor António Cruz Serra, que aproveitou a presença do presidente da República para lhe agradecer o contributo na formulação dos estatutos do Técnico, antes de referir, também, o envelhecimento do corpo docente como o maior problema do Técnico e das universidades. “Mas o meu discurso é de otimismo”, rematou. “Aquilo que, de alguma forma, se conseguiu, foi criar condições para fazermos melhor o nosso trabalho.”

O professor Manuel Heitor, docente do Técnico e agora ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, também deixou algumas palavras aos presentes, garantindo que “é sempre difícil falar em casa”. “A celebração do Dia do Técnico (…) é certamente um dia de festa, mas também de reflexão. A aposta no conhecimento só pode ser o nosso compromisso para o futuro”, disse, antes de abordar aquilo que considera serem os quatro grandes desafios para o Ensino Superior: garantir o fomento da investigação nas universidades, a ligação à sociedade, a internacionalização e, finalmente, o estímulo à criação de uma cultura científica.

No final, o ministro garantiu que, até ao verão, espera garantir dois processos básicos: “a definição de um regime legal e de um programa de estímulo ao emprego científico, de forma a poder facilitar o rejuvenescimento do corpo docente e de investigadores”, por um lado, e a criação de um regime que trará “condições contratuais (…) para garantir a necessária estabilidade no financiamento” das instituições de Ensino Superior.

O presidente da República congratulou-se com este facto, lembrando que “todos os que vivem a realidade do Ensino Superior sabem que essas são questões urgentes”. O professor fez um discurso de caráter muito pessoal, garantindo que considera o Técnico “o exemplo mais acabado” do que considera ser “uma grande escola”, e fez um agradecimento público ao presidente do Técnico “por tudo aquilo que tem feito pela escola”. “Todos somos testemunhos da dedicação que tem a esta escola.”

Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou ainda a oportunidade para anunciar publicamente que irá condecorar o professor Luís Oliveira e Silva, presidente do Conselho Científico do Técnico, e “englobando nesta condecoração todos os que fazem a escola”, como Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública. “Na sua pessoa saúdo o presente, de olhos postos no futuro, e celebrando o passado.”

“Resta-me dizer-vos que o presidente da República, e em nome de todos os portugueses, agradece ao Técnico 105 anos ao serviço de Portugal”, concluiu.

Pode ler o discurso do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na íntegra, aqui, e o do presidente do Técnico aqui.