O primeiro encontro do que se espera que seja uma longa relação

Alguns dos intervenientes no projeto-piloto Técnico Alumni Mentoring Program conheceram-se pessoalmente esta quarta-feira.

Começa a ganhar forma a primeira edição do Técnico Alumni Mentoring Program, o programa-piloto do Técnico que tem como objetivo ajudar os estudantes a preparar e projetar melhor o seu futuro, tendo o apoio e o exemplo de carreira de um alumni desta Escola.  Nesta primeira edição, a Novabase junta-se ao Técnico no projeto, com vários funcionários da empresa envolvidos na iniciativa, tal como se pôde percecionar esta quarta-feira, 14 de março, num primeiro encontro informal entre mentores e mentorados, no Museu de Civil.

Depois da explicação por parte das representantes da Área de Transferência de Tecnologia(TT@Tecnico), Carla Patrocínio, coordenadora da área, e de Sofia Cabeleira, uma as responsáveis pelo projeto-piloto, e onde ficaram bem explícitas as vantagens que esta ligação entre mentores e mentorados trará a ambas as partes, foi altura de partir para o convívio tão aguardado, principalmente pelos alunos do Técnico.  Apesar de algumas ausências de ambos os lados, uma grande maioria dos cerca de 30 alunos e dos 15 mentores envolvidos no programa estiveram presentes no encontro.

Nuno Abrantes e Bárbara Correia são mentor e mentorada, e quem os vê a conversar não diria que este é o primeiro encontro. A cumplicidade estabeleceu-se de imediato. A capacidade comunicativa de Bárbara também não deixava que fosse de outra maneira. Curiosamente calhou ao engenheiro da Novabase uma aluna de Engenharia Eletrotécnica e de computadores, o curso para o qual entrou, mas que acabou por trocar por Engenharia e Gestão Industrial. “A esta relação tenciono dar muita matéria para ela pensar, ou seja, não lhe posso apontar caminho, mas posso dizer-lhe o que a pode levar a perceber se é o caminho certo”, frisa o Business Designer da NovaBase.

Bárbara Correia candidatou-se ao programa por o encarar como uma boa oportunidade para conhecer alguém que me acompanhe fora do Técnico e que espero que se torne alguém com quem eu possa contar”, frisa. Nuno Abrantes, por sua vez, aceitou o convite para “retribuir tudo aquilo que a escola lhe deu, e porque na sua altura gostava de ter tido este tipo de apoio”. As oportunidades de trabalho, o que tem que se abdicar nos primeiros anos de carreira, os medos das expectativas deflagradas iam vindo à tona na conversa e desmistificadas pelo engenheiro da Novabase. “Acho que não tens que te assustar, o mundo é a tua ostra”, afirmava Nuno Abrantes.

O cenário era muito semelhante nas restantes rodas de conversa que se formaram pela sala. Encontros futuros, assuntos para aprofundar mais à frente, troca de livros e de dicas vão sendo agendados no calendário deste mentorado que só ainda agora começou. Depois deste primeiro encontro dirigido apenas aos principais intervenientes do programa e que pretendeu estreitar laços, a Área de Transferência de Tecnologia pretende organizar um evento aberto a toda a comunidade do Técnico, onde se possam já vislumbrar alguns dos efeitos deste projeto-piloto.