Prémios FAQtos: Escola de Vilela (Paredes) vence competição de projetos de radiofrequências no Técnico

Concurso recebeu 177 estudantes do ensino secundário, divididos por 48 equipas, oriundos de 27 escolas de todo o país.

O Instituto Superior Técnico voltou a abrir as portas a vários projetos de estudantes do ensino secundário em mais uma edição do “Prémio FAQtos”. Em resposta ao desafio “O Mundo das Radiofrequências”, uma equipa da Escola Básica e Secundária de Vilela (Paredes, Porto) levou o 1.º prémio para casa, depois das apresentações realizadas na final no Centro de Congressos do campus Alameda do Técnico, a 6 de julho.

O projeto destes estudantes reconheceu a importância de adaptar a tecnologia às necessidades específicas de cada indivíduo, criando o kit “Elder Tech”, com o objetivo de facilitar a prestação de apoio aos idosos e a pessoas com limitações físicas ou mentais. Este kit consiste num conjunto de módulos compostos por sensores que incluem detetores de queda, sensores de gases, temperatura e chuva, iluminação e ar condicionado automáticos, entre outros. A ideia é que a comunicação entre os módulos seja realizada via transmissores rádio e a comunicação entre o “ElderTech” e o cuidador seja feita através de GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis), permitindo que este receba avisos personalizados.

O segundo lugar foi atribuído à Cybercrew, equipa da Escola Secundária Francisco Franco (Funchal, Madeira), que apresentou o projeto “Protegido no Mundo das Radiofrequências ” e que consistiu na criação de um protótipo, o “Pratic Sea”, que funcionaria como uma máquina de vendas (dispensador) de doses de protetor solar, proporcionando à população proteção contra as radiações ultravioletas, utilizando a banda das radiofrequências nas comunicações móveis e na utilização nos dispositivos RFID (identificação por radiofrequência).

O terceiro lugar foi atribuído a uma equipa da Escola Profissional de Braga, pelo desenvolvimento do “Basket4All”, um sistema inovador e acessível que permite que indivíduos com deficiência visual participem ativamente em jogos de basquetebol, tornando esta modalidade mais inclusiva, favorecendo a igualdade de oportunidades dentro do mundo desportivo.

A edição deste ano contou com 48 equipas, envolvendo um total de 177 estudantes, 32 professores orientadores e 27 escolas diferentes. As três equipas vencedoras foram premiadas com montantes de 1500, 1000 e 500 euros, respetivamente.

O projeto ‘FAQtos’ tem como objetivo disponibilizar publicamente informação relevante sobre radiação eletromagnética em comunicações móveis, nomeadamente conceitos relacionados com ondas eletromagnéticas e limites de exposição, entre outros aspetos.

Luís M. Correia, professor do Técnico e investigador do INESC INOV-Lab e coordenador do projeto, defende que “este concurso tem servido como uma motivação para os alunos se dedicarem a atividades extracurriculares, envolvendo também as suas comunidades locais”. Para além de destacar a qualidade dos projetos que todos os anos são submetidos a concurso, sublinha o papel que o Técnico tem ao apoiar estas iniciativas: “Sendo o Técnico uma escola de referência, é claro que o seu envolvimento serve para motivar e atrair os alunos para concorrer ao Prémio.”

Na lista de projetos apresentados na edição deste ano contam-se temas como a germinação de rabanetes sob a influência das RFs, a medição da intensidade de fluxo das radiofrequências na Escola, sapatos inteligentes que visam auxiliar pessoas com deficiência visual a identificar obstáculos, uma ferramenta capaz de medir uma variedade de poluentes atmosféricos em tempo real, a criação de uma publicação sob a forma de revista que visa contar as boas histórias das últimas 10 edições do Concurso Prémio FAQtos, a implementação de uma solução tecnológica para auxiliar e monitorizar pacientes com demência, especialmente Alzheimer e a criação de uma estação de radioamadorismo e de um posto de monitorização e escuta, do espectro radioelétrico.

* Texto em colaboração com o Projeto ‘FAQtos’