O Presidente da República condecorou esta terça-feira, 23 de novembro, o professor António Cruz Serra, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e reitor honorário da Universidade de Lisboa(ULisboa), com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Marcelo Rebelo de Sousa atribuiu as insígnias numa cerimónia restrita no Palácio de Belém.
De acordo com o portal das ordens honoríficas portuguesas, a Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir “quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores”
Na origem desta distinção deverá estar o serviço prestado pelo professor António Cruz Serra enquanto reitor da Universidade de Lisboa ao longo de 8 anos, mais precisamente desde a fusão da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) com a Universidade de Lisboa em 2013, tendo cessado este ano o seu segundo e último mandato.
Depois de ser licenciar em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o professor António Cruz Serra ingressaria no Instituto Superior Técnico para se tornar mestre e depois doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
Começou a lecionar na Escola em 1978, sendo desde 2005 professor catedrático na área científica de Eletrónica.
É investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), desde 1994, tendo passado pelo Grupo de Biomecânica do Instituto Gulbenkian de Ciência (1979–1981) e no Centro de Eletrotecnia da UTL do Instituto Nacional de Investigação Científica (1981–1994).
Foi reitor da Universidade Técnica de Lisboa (2012-2013) e assumiu também funções como presidente do Instituto Superior Técnico (2009- 2012).