Professor Eduardo Pereira condecorado com Medalha D. Afonso Henriques

O docente do Técnico e pró-reitor da Universidade de Lisboa recebeu a distinção no âmbito da cerimónia comemorativa do dia da Academia Militar.

O professor Eduardo Pereira, docente do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil) e pró-reitor da Universidade de Lisboa (ULisboa) foi no passado dia 12 de janeiro, condecorado com a Medalha D. Afonso Henriques. A distinção, criada em 11 de outubro de 1985, visa galardoar militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Exército Português.

A medalha foi entregue ao docente do Técnico no decorrer da cerimónia que assinalou o Dia da Academia Militar e que foi presidida pelo secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Dr. Jorge Seguro Sanches. A celebração da efeméride contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, general José Nunes da Fonseca, e do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana (GNR), tenente-general Rui Manuel Carlos Clero.

O professor Eduardo Pereira, que exerce atualmente funções como pró-reitor da ULisboa, assumiu o cargo de vice-reitor da Universidade Técnica de Lisboa, entre 2012 e 2013, e da ULisboa até 2021.

Licenciado, mestre e doutor pelo Instituto Superior Técnico, é docente do Instituto Superior Técnico desde outubro de 1983, sendo atualmente professor associado na área científica de Mecânica Estrutural e Estruturas do DECivil.

No seu currículo constam posições na direção do Instituto de Engenharia de Estruturas Território e Construção, bem como a presidência do Conselho Pedagógico do Instituto Superior Técnico. Foi também vogal do antigo Conselho Diretivo e membro da Assembleia Estatutária do Instituto Superior Técnico. Foi igualmente membro da Assembleia e, posteriormente, do Senado da Universidade Técnica de Lisboa.

Os seus principais interesses de investigação centram-se nos campos dos Métodos Computacionais em Análise de Estruturas; Formulações de Elementos Finitos Mistos e Híbridos; Análise Fisicamente Não Linear de Estruturas; Análise de Laminados de Material Compósito.