Professor Pedro Abreu distinguido com Prémio Ciência Viva Educação

A entrega do Prémio será feita no dia 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

O professor Pedro Abreu, do Departamento de Física do Técnico, foi distinguido com o Prémio Ciência Viva Educação, pelo seu empenho no ensino e divulgação da Física em Portugal, tanto junto de estudantes como de professores do ensino secundário.

O docente do Técnico foi também responsável pela implementação do projeto Masterclasses de Física pelas escolas do país, juntando cientistas com aspirantes a universitários, tendo contribuído para o sucesso nacional da procura de cursos de Engenharia Física. Tem-se também empenhado nos cursos de formação de professores que decorrem no CERN, que têm sido muito importantes para a capacitação dos docentes nas práticas e técnicas mais recentes da física de partículas.

O projeto Masterclasses de Física resulta de uma parceria entre o LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e o Instituto Superior Técnico, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a Universidade do Algarve, a Universidade da Beira Interior, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Universidade do Minho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico de Bragança e o Instituto Politécnico de Beja, a Universidade dos Açores, a Universidade de Évora e o Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe. O objetivo deste projeto é levar jovens entre os 15 e os 18 anos às Faculdades ou Institutos onde trabalham grupos de físicos e mostrar o tipo de atividades que são desenvolvidas nestes locais.

Pedro Abreu foi também responsável pela organização das Olimpíadas Internacionais da Física, que decorreram em Lisboa, em 2018, e que juntaram centenas de estudantes do ensino secundário, a nível internacional.

O professor do Técnico foi um dos participantes da iniciativa Explica-me como se tivesse 5 anos, onde falou sobre “O Universo tem fim?”.