Programa de duplo grau – Técnico recebe representantes da Western Michigan University

Celebrada desde 2020, a parceria já permitiu a cinco estudantes do Técnico contactarem com a realidade académica e profissional norte-americana.

A cooperação entre o Instituto Superior Técnico e outras instituições de ensino superior internacionais continua a dar frutos – a 18 de janeiro, o Técnico recebeu representantes da Western Michigan University (WMU) no âmbito dos programas de duplo grau celebrados pelas duas universidades, resultantes de um protocolo assinado em 2020. Estes programas de duplo grau permitem aos estudantes de 2.º ciclo realizar um período de estudos no Técnico e outro numa escola parceira com a qual o Técnico tenha estabelecido um acordo. No final, é emitido um diploma de mestrado por cada uma das escolas envolvidas, certificando o progresso académico do participante no programa de duplo grau.

A sessão de apresentação aos estudantes da parceria, que conta já com três edições, fez-se na presença de Rogério Colaço, presidente do Técnico, e de Zita Martins, vice-presidente do Técnico para os Assuntos Internacionais. Em representação da norte-americana WMU estiveram Steve Butt, reitor do College of Engineering and Applied Sciences, e Paulo Zagalo-Melo, pró-reitor do Haenicke Institute for Global Education. São já caras conhecidas para o Técnico – em 2021, Steve Butt anunciara o Técnico como ‘Universidade Internacional Parceira do Ano”, um prémio que reforçou a relação entre as duas instituições.

Os estudantes do Técnico que já participaram nos programas de duplo grau com a WMU parecem ter causado boa impressão junto dos colegas norte-americanos. “Toda a gente estava a tentar mantê-los junto a si”, disse Steve Butt com um sorriso, acrescentando que “houve muitas ofertas para doutoramentos e também por parte da indústria”. “Também estamos entusiasmados para receber os vossos estudantes”, retorquiu Rogério Colaço.

João Sousa viajou até aos Estados Unidos da América para cumprir o seu duplo grau em agosto de 2022. Depois de ano e meio na WMU, resta-lhe apenas defender a tese de mestrado em Engenharia Aeroespacial para concluir o curso. “Sabia que queria estudar nos Estados Unidos”, conta o estudante. “Queria ter a experiência universitária americana e ter acesso ao mercado de trabalho de lá. Por isso, assim que recebi o e-mail a anunciar o programa com a WMU, nem pensei duas vezes”. A experiência foi positiva – “adorei o programa e repetiria”.

João Rei veio assistir ao evento para saber mais sobre esta oportunidade. Frequenta o 4.º ano de Engenharia Aeroespacial e sempre pensou que “seria uma boa escolha fazer um semestre no estrangeiro”. A oportunidade de falar com um colega que já esteve no programa e com representantes da WMU é, para si, uma mais-valia. “Acho que é mesmo muito vantajoso o Técnico dar esta oportunidade aos alunos”, defende. Considera que, frequentando um programa de duplo grau, os estudantes “têm uma experiência completamente diferente, num ambiente ao qual não estão habituados e isso torna-os melhores estudantes e melhores pessoas.” Esse facto, para João, é essencial para que estejam preparados para lidar com várias situações futuras. “Espero que toda a gente tenha esta oportunidade”, remata.

Atualmente, os programas de duplo grau com a WMU abarcam o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, o Mestrado em Engenharia Aeroespacial e o Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores.