Campus e Comunidade

Programa de Mestrados da InnoEnergy cativa alunos do Técnico

A InnoEnergy ocupou o átrio do Pavilhão Central para, em conjunto com o Instituto Superior Técnico, divulgar e sensibilizar os alunos para um programa de mestrados internacional na área das energias.

Há um ano atrás, Rafael Martins, aluno de Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico foi abordado no InnoEnergy Masters Open Day. “Era o meu último ano do curso e não sabia o que vinha a seguir”, conta. Depois da abordagem e da apresentação do programa ficou “a pensar no assunto”. Um ano depois é ele um dos divulgadores do Open Day que promove o programa de mestrados. O balanço não podia ser mais positivo avança desde já: “A ideia de poder aprender mais, desenvolver mais, as atividades extracurriculares, o facto de pelo meio poder viajar, colaborar com várias empresas, ter noção do que o mercado espera de nós e no fim sair com um currículo valorizado deixa-me entusiasmado de semana para semana”. 

O evento de sensibilização, organizado anualmente pelo Técnico em parceria com aInnoEnergy Master’s School, e que esta quinta-feira, 3 de março, invadiu o átrio do Pavilhão Central pretende sensibilizar e informar os estudantes do Técnico para um programa de sete mestrados na área das energias a realizar nas melhores universidades europeias, grupo do qual o Técnico faz parte, sendo aliás a única instituição de ensino portuguesa presente. O plano curricular de dois anos é dividido entre duas faculdades, e simultaneamente dois países diferentes, com várias atividades extracurriculares, sendo que no final são dois os certificados atribuídos aos mestrandos. 

Andreia Fernandes, a responsável pelo programa, destaca que “o facto de estes mestrados aliarem a engenharia à gestão” é uma das principais vantagens. “A participação da indústria, com integração dos alunos nas empresas, os desafios constantes que lhes são lançados, nomeadamente ao nível do empreendedorismo, a multiculturalidade, e o espírito de comunidade tornam este programa excelente, formando os engenheiros que nós precisamos”, afirma. 

O papel do Técnico, “um parceiro de sempre” como o define, é também realçado por Andreia Fernandes que sublinha a forma como “a instituição se distingue no acolhimento, acompanhamento e na ajuda aos alunos estrangeiros”. 

No dia de hoje, foram centenas os alunos do Técnico abordados por divulgadores da InnoEnergy, a maioria atuais alunos dos mestrados, que iam esclarecendo dúvidas, partilhando experiências, ambições ou relatos de carreiras de sucesso que se seguiram a estes mestrados. “É preciso agradecer ao Técnico por nos oferecer estas oportunidades. É muito bom poder estar aqui e recomendar esta experiência”, salienta Rafael.