Programa do Tutorado – há 20 anos a acompanhar estudantes do Técnico

O aniversário da iniciativa para o aconselhamento dos estudantes foi assinalado em evento com palestras e mesas redondas.

Há duas décadas que o Programa do Tutorado é uma ferramenta para que os estudantes do Instituto Superior Técnico potenciem as suas capacidades. A iniciativa que atribui a cada estudante um professor tutor (que o acompanha e aconselha ao longo do seu percurso académico) contou com uma celebração organizada pelo Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA) do Instituto Superior Técnico.

O evento decorreu no Centro de Congressos do Pavilhão de Civil a 27 de outubro, tendo como objetivo “proporcionar uma oportunidade de reflexão” e ser “um espaço de partilha de boas práticas e experiências pessoais [em torno do Programa]”. Para isso, foram agendadas ‘mesas redondas’ e sessões de conversa que envolveram professores do Técnico e de outras instituições de Ensino Superior.

À abertura do evento compareceram Rogério Colaço, presidente do Técnico, Luís Ferreira, reitor da Universidade de Lisboa, Teresa Peña, presidente do Conselho Pedagógico, e Isabel Gonçalves, coordenadora do NDA.

Para o Presidente da Escola, “estes 20 anos de Programa de Tutorado foram transformadores, nomeadamente em aspetos de acolhimento e receção aos alunos de 1.º ano”. Rogério Colaço afirmou ainda que o Programa “permite que a transição de uma realidade muito diversa como a do Secundário para o Técnico seja feita de forma planeada e acompanhada”, defendendo que “o Técnico tem sido pioneiro há várias décadas na sua preocupação com o bem-estar, o acompanhamento e a integração dos seus estudantes no ambiente académico”.

No decorrer das iniciativas programadas para essa sexta-feira, houve espaço para que professores tutores (ver programa) partilhassem as suas experiências de participação no Programa. Foram apresentados testemunhos de casos de sucesso e feitas sugestões para o aperfeiçoamento da iniciativa.

Na mesa redonda que reuniu vários tutores, houve quem descrevesse a experiência como “muito compensadora” e “uma mais-valia quer para docentes, quer para alunos”. Foi destacada a motivação dos tutores para serem “uma ferramenta para ajudar [os estudantes] a desenvolverem as suas competências”, com um dos professores a recordar que é a empatia que o move – “passámos por aquilo pelo qual eles estão a passar, e isso é essencial para perceber o que podemos fazer para ajudá-los”. Numa reflexão agendada para o final do dia, José Tribolet, professor aposentado do Técnico, afirmou que “o Técnico tem a capacidade de acompanhar e apoiar cada estudante individualmente ao longo do seu percurso, com o objetivo de proporcionar as melhores ferramentas para ter sucesso”. No final da sua intervenção, destacou a importância deste tipo de iniciativas de acompanhamento académico, frisando que “o país não pode desprezar a qualidade dos jovens que nos entregam – isso é da nossa responsabilidade”.

Fotogaleria.