Aprender a pensar e criar um videojogo, realizar diversos desafios num simulador de Arduino ou contactar com a linguagem de programação Java, são apenas algumas das experiências ímpares oferecidas pelo projeto “Engenharia nas Escolas de Oeiras”, desenvolvido em parceria entre o Instituto Superior Técnico- campus do Taguspark e a Câmara Municipal de Oeiras (CMO). Algumas das atividades contempladas na iniciativa estão já disponíveis e prometem ajudar a fomentar o interesse dos alunos do município de Oeiras em relação à Ciência e Tecnologia.
Procurando promover a literacia científica, o projeto irá expor os alunos a problemas e desafios de Engenharia, desdobrando-se em palestras temáticas, torneios de engenharia e oficinas de aprendizagem que para além de trabalharem a curiosidade, a criatividade e a capacidade de trabalho dos mais jovens, ajudarão a despertar-lhes o interesse pelos vários domínios da Ciência e da Tecnologia.
As 7 atividades oferecidas pelo projeto “Engenharia nas Escolas de Oeiras” estão preparadas para alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, ou seja, do 7.º ano ao 12. º ano, e estão acessíveis a todas as escolas do concelho, listadas no portal Oeiras Educa . “Parte da escola, depois, a iniciativa de inscrever os seus alunos numa das atividades”, tal como explica o professor Rui Prada, membro da Comissão de Gestão do campus do Taguspark e responsável pelo projeto.
Algumas atividades estão disponíveis já neste mês de novembro. “As primeiras a começar são: um Workshop de Arduino, um Workshop de Programação em Java e um Workshop de Design de Jogos”, revela o professor Rui Prada.
A pandemia obrigou a uma redefinição do plano inicial por isso, e para já, as atividades irão funcionar todas em regime online. O professor Rui Prada espera que este facto possa ser alterado em breve, e se possa “trazer os alunos ao campus do Técnico no Taguspark”.
Uma das caraterísticas diferenciadoras destas atividades é a forma como conseguem demonstrar, de forma muito prática e acessível, a magia da Engenharia. Para o professor Rui Prada não há dúvidas de estas iniciativas têm ajudado a despertar o interesse dos mais jovens para as várias engenharias. “O facto de as escolas promoverem o contacto dos seus alunos com a Engenharia é muito importante. Nestas atividades os alunos têm a oportunidade de construir coisas reais -incluindo no domínio digital- e entender como funcionam”, destaca o docente. “Acredito que fique a semente da curiosidade e motivação para querer fazer mais e entender mais. Os jovens têm muitos recursos disponíveis, hoje em dia, para aprender engenharia, se tiverem a motivação certa”, acrescenta.
Todas as atividades disponibilizadas pelo Técnico podem ser consultadas no portal Oeiras Educa. Através de uma pesquisa orientada no diretório, segundo a área temática ou nível de ensino, os docentes poderão proceder à marcação das atividades, inscrevendo o número de alunos e acompanhantes. Além disso, e quando as atividades regressarem ao modo presencial poderá também ser requerido transporte para os alunos sempre que necessário.