PSEM vence Siemens Engineering and Design Award em Inglaterra

Projeto de estudantes do Técnico foi distinguido com o prémio para melhor projeto de engenharia na competição Greenpower Corporate Challenge.

O PSEM – Projeto de Sustentabilidade Energética Móvel, um núcleo de estudantes do Técnico, competiu no último fim-de-semana na final internacional da Greenpower Corporate Challenge, em Rockingham, Inglaterra, tendo vencido o Siemens Engineering and Design Award.

O veículo desenvolvido para esta competição é um protótipo elétrico sem emissões poluentes. Dispondo de duas baterias de 12V e de um motor igual para todas as equipas, os participantes tiveram de jogar com a aerodinâmica e peso da maneira mais eficiente para poderem ganhar vantagem. Nesta competição participaram equipas como a Jaguar-Land Rover, Renishaw e Lockheed Martin. O Siemens Engineering and Design Award, conquistado pela equipa do Técnico, distingue o melhor projeto de engenharia. Este é o segundo ano consecutivo em que o PSEM recebe o prémio, devido às inovações tecnológicas, ao brio e perfecionismo com que o projeto é desenvolvido.

A construção deste protótipo foi feita pelos estudantes no Técnico, recorrendo a técnicas e materiais avançados utilizados na indústria aeroespacial. Uma eletrónica sofisticada permite ainda à equipa saber em tempo real o consumo energético e a bateria ainda disponível, entre outras funcionalidades. O veículo foi projetado utilizando o software de desenho e modelação Solid Edge, da Siemens PLM.