Dezenas de empresas e alumni do Técnico na 13.ª edição do MecanIST

Fórum Mecânica, o núcleo de estudantes de Engenharia Mecânica do Técnico, organizou atividades decorridas entre 14 e 16 de fevereiro.

“O período que estão a viver é muito especial e muito bonito”. São palavras de João Gandra para uma audiência de dezenas de estudantes no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico. Agora um engenheiro de materiais e processos na Agência Espacial Europeia, há cerca de dez anos João sentava-se do lado da assistência, enquanto frequentava o seu Doutoramento em Engenharia Mecânica. De facto, este antigo aluno abriu a palestra com fotografias daquilo a que chamou os seus “anos de ouro” no Técnico.

Esta foi uma das atividades da décima terceira edição do MecanIST, uma iniciativa coordenada pelo Fórum Mecânica, o núcleo de estudantes de Engenharia Mecânica do Técnico. Inserido nas Semanas das Carreiras, o MecanIST decorreu entre 14 e 16 de fevereiro e contou com a presença de 50 empresas, 17 sessões de mesa-redonda, nove palestras e seis workshops, sempre com o intuito de estabelecer a ponte entre os estudantes do Técnico e as suas possíveis saídas profissionais.

Justamente, João Gandra disse na sua palestra que “o Técnico foi uma rampa de lançamento” para a sua carreira. Mesmo com uma carreira focada na exploração espacial, desde 2010 já teve oportunidade de trabalhar em projetos envolvendo carros elétricos, comboios, tanques para armazenamento de hidrogénio e painéis solares offshore. A Escola “contribuiu tanto para o [seu] desenvolvimento profissional como pessoal”.

À palestra dada por João somam-se outras oito, algo que Gustavo Guerreiro, do Fórum Mecânica, faz questão de destacar. Sentado numa das bancas dispostas pelo Pavilhão Central, o aluno envolvido no “pelouro dos patrocínios” desta edição do MecanIST nota que, “a nível de empresas e respetivos oradores, temos muita diversidade e pessoas extremamente qualificadas”. Deu o exemplo do representante da BNP Paribas, um ex-presidente do Fórum Mecânica, ao qual se somam muitos outros alumni do Técnico que fizeram parte do alinhamento de oradores deste evento.

Inês Nobre está nesse grupo de alumni que partilhou o seu percurso académico e profissional com os visitantes do MecanIST. É engenheira mecânica sénior no LEGO Group, tendo concluído o Mestrado em Engenharia Mecânica no Técnico. Após um período de Erasmus na universidade de Alborg, na Dinamarca, Inês acabou imersa na cultura desse país e viria a trabalhar no setor da energia eólica antes de integrar a empresa dos conhecidos tijolinhos de montar.

Todos estes exemplos de carreiras foram o atrativo principal do MecanIST para Joana Ruaz. A aluna de 1.º ano da Licenciatura em Engenharia Mecânica conta que teve “muito interesse em todas as coisas que estão aqui a ser apresentadas, para ter uma maior noção daquilo que [a] espera no futuro”. Em particular, “queria saber mais sobre tudo o que tem a ver com motas, carros, Fórmula 1…”. Resumindo a sua experiência enquanto visitante do MecanIST, considerou-o um sucesso – “acho que está bem organizado e é bastante apelativo”.

Fotogaleria.