Semana de Bioengenharia pautada pela diversidade

Uma panóplia de diferentes atividades, oradores e temáticas para dar resposta aos interesses de todos os cursos envolvidos na organização do evento.

A abrangência da área está diretamente representada na Semana da Bioengenharia (SBE) que decorre desde segunda-feira, 5 março, no Técnico. A bioengenharia de células e tecidos, a biomecânica, os sistemas de saúde, a medicina personalizada e ainda a indústria da comida e da cosmética são alguns dos muitos temas que foram tidos em conta no momento da construção do programa da atividade. Representantes de empresas, muitas vezes antigos alunos do Técnico, professores e investigadores incorporam uma lista de oradores que ultrapassa a casa dos setenta.

São exatamente as palestras que tendencionalmente cativam mais participantes para a SBE, sendo que Jorge João, um dos responsáveis pela organização da SEB, as define como “a verdadeira essência do programa”, e até terça-feira eram mais de quinhentos os inscritos para as mesmas. Mas a atividade não se esgota aí, e além das palestras a organização disponibilizou quatro workshops e ainda duas visitas de estudo. “O workshop de segunda-feira, por exemplo, foi super prático e engraçado e os participantes puderam aprender a fazer cerveja”, partilha Jorge João.

Também os vários painéis de alumni foram uma aposta ganha da organização. Realizados ao final do dia, e num tom muito informal, as histórias dos antigos alunos, quase sempre muito diferentes entre si, davam vontade de prolongar a tarde e ouvir mais alguns pormenores. André Almeida, engenheiro de produção da Hovione, Isabel Oliveira, engenheira de garantia de qualidade na Azbil Telstar e Luís Costa, chefe de operações na A4F-Algae for Future foram os convidados de uma das sessões. Antes de as narrativas chegarem às funções que exercem atualmente, os alumni viajaram pelo percursos académicos, pelas lições aprendidas, e pelo que os fez escolher o destino atual. “Absorvam todo o conhecimento que puderem”, “desfrutem das oportunidades que surjam no vosso caminho”, “tudo o que vocês estes anos fizerem vai acabar por ter impacto no vosso currículo” e “não tenham medo de arriscar”, foram algumas das mensagens principais passadas pelos três alumni com percursos distintos. “Fazemos questão que mais que uma apresentação acerca do trabalho que realizam são sobretudo histórias de como as pessoas chegaram até lá”, explica Jorge João.

A SBE vai já na quarta edição e resulta do envolvimento de alunos dos Mestrados Integrados em Engenharia Biomédica e Engenharia Biológica e dos Mestrados em Biotecnologia e Microbiologia, todos pertencentes ao Departamento de Bioengenharia do Técnico. Esta variedade de interesses e conhecimento exige sempre “uma cooperação reforçada”, como frisa a própria organização. “O facto de a Bioengenheria ser uma área tão abrangente e cada vez mais atual e importante acaba por diferenciar o nosso programa”, remata Jorge João.