“Sentem-se felizes? Então dancem!”

A Orientation Week é uma iniciativa do NAPE que pretende ajudar à integração dos alunos internacionais recém-chegados ao Técnico.

Brasil, Finlândia, Lituânia, Eslováquia, Itália, Chile, Alemanha, França, Áustria, Hungria, Suécia, Roménica, Bélgica, Colômbia, Espanha, Suíça, Holanda, República Checa, Grécia, Canada… e provavelmente mais alguns países estiveram representados nas paredes do workshop de Culture Clash, inserido na “Orientation Week” que decorre, até domingo, no Instituto Superior Técnico e um pouco por toda a região de Lisboa.

Esta iniciativa do NAPE – Núcleo de Apoio ao Estudante, que conta com o apoio do Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional (NMCI), pretende ajudar a receber os novos alunos internacionais que chegam ao Técnico este semestre, preparando apresentações, atividades culturais e visitas guiadas que serão úteis nos primeiros dias dos recém-chegados.

Samuel Franco, guia do NAPE, foi um dos responsáveis pela organização. No workshop, lembrou que o grande objetivo do Técnico é que “todos tenham sucesso académico, mas também que, no final, tenham aproveitado a experiência do Técnico e em Lisboa”. Depois de uma breve apresentação sobre a escola e os primeiros passos a dar, o estudante passou a palavra a Ágata Nicolau, do NMCI.

“Sentem-se felizes? Então dancem!”, começou por dizer, antes de explicar algumas das peculiaridades portuguesas e a melhor forma dos novos alunos se integrarem, e pôr todos os presentes a “abanar o capacete”.

Uma “noite portuguesa”, com petiscos, bebidas, doçaria e o tradicional fado preencherá a noite de sexta-feira. Para o fim-de-semana estão preparados um City-Rally por Lisboa, um jantar de boas-vindas, uma noite de festa, visitas e Lisboa e Sintra e um “dia de Bodyboard”. Todas as atividades são organizadas e acompanhadas pelos guias do NAPE.