Campus e Comunidade

Sessão de apresentação evidencia vantagens do Lab2Market@Técnico

Através do testemunho de antigos participantes foi possível perceber os efeitos deste programa de mentoria no sucesso dos projetos.

O Lab2Market @Técnico é uma espécie de trampolim entre o laboratório e o mercado. O programa permite que a tecnologia dos laboratórios do Técnico faça o salto ajustado e devidamente preparado para o mercado, ajudando a traduzir a linguagem da academia para aquela que o consumidor e os parceiros conseguirão decifrar. A sessão de apresentação de mais uma edição deste programa, na passada quinta-feira, 30 de janeiro, procurou evidenciar estas mesmas vantagens através do testemunho de participantes de edições anteriores. O evento contou ainda com a presença da equipa da i-Deals, apoiante do programa, e do professor Luís Caldas de Oliveira, responsável pelo iStartLab- Técnico Innovation Laboratory.

Ao longo da sessão e à medida que a partilha de experiência se sucedia, o valor do programa ia ficando mais evidente. Bruno Gonçalves e Marta Fajardo, ambos investigadores do Técnico e participantes de edições anteriores do Lab2MArket, demonstraram o valor que a participação no Lab2Market acrescentou aos seus projetos. “Enquanto participávamos no programa, conseguimos ter uma visão mais geral de quais eram as aplicações, o que seria feito. Também nos ajudou a mudar a nossa forma de ver as coisas e o nosso posicionamento no mercado. Foi uma experiência muito agradável”, destacou Bruno Gonçalves. Esta capacidade de polir o projeto e a consciência real do valor no mercado que surge ao participar neste programa foram também evidenciadas por Marta Fajardo, cujo projeto conseguiu um financiamento de 3.88 milhões no Horizonte 2020.

Posteriormente, Alberto Pavon e Rocio Pacios Blein, que integram a equipa da i-Deals, e também o professor Luís Caldas de Oliveira fizeram questão de frisar que os participantes do programa “são os especialistas, e o Técnico e a I-deals são os facilitadores”, sendo necessário muito esforço das equipas para alcançar o mesmo tipo de conquistas de outros participantes. “O nosso objetivo é orientar-vos na direção certa e fazer as perguntas certas”, disse o professor Luís Caldas de Oliveira.

 

As inscrições para o Lab2Market@Técnico 2020 vão até dia 16 de fevereiro.