Xpand IT é outra das empresas a aliar-se à renovação dos laboratórios de informática

A tecnológica estende assim a ligação, com várias dimensões, à Escola através de um acordo de mecenato educativo oficializado esta sexta-feira numa sessão digital.

Tal como em tantas ocasiões, a Xpand IT volta a aliar-se ao Técnico. Desta vez a tecnológica que integra a Comunidade IST-Spin-Off, juntou-se ao lote de empresas que irá apoiar a renovação dos laboratórios do Edifício Rede de Novas Licenciaturas (RNL) do Departamento de Engenharia Informática (DEI). O acordo de mecenato educativo foi celebrado numa sessão simbólica esta sexta-feira, 11 de dezembro, em formato remoto.

Para além do presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, participaram no evento, Rui Maia, partner e CHRO da Xpand IT e também alumnus da escola, o vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e Operações, professor Pedro Amaral, o presidente do DEI, professor José Carlos Monteiro, e a coordenadora da Área de Transferência de Tecnologia (TT@Técnico), Carla Patrocínio.

As primeiras palavras do professor Rogério Colaço seriam, pois claro, de gratidão: “Em nome do Técnico quero expressar o nosso agradecimento pela vossa união permanente e de longa data, e pela vontade de ajudar e estar próximo do Técnico”. Salientado que o orçamento disponível para promover a renovação necessária das infraestruturas da escola é bastante reduzido, o presidente do Técnico enaltecia o papel de relevo que este apoio das empresas assume neste sentido. “Este apoio dos nossos amigos- é assim que vou chamar porque este caminho que temos feito é muito mais que uma parceria, é uma amizade por todas as componentes e disponibilidade de que se reveste- é determinante para que o Técnico continue a desempenhar a sua missão”, vincou.

Para o presidente do Técnico esta “deve ser a abordagem das empresas do futuro, com uma forte componente de valorização social, conseguindo percecionar todo o valor que podem ir buscar às instituições de ensino superior”. “A Xpand-IT é certamente pioneira nisso e só posso agradecer agradeço a vossa amizade e visão de futuro”, adicionou o professor Rogério Colaço.

Lembrando exatamente esta colaboração permanente e em várias vertentes que pauta a relação da Xpand-IT com a Escola, Rui Maia sublinhou que esta parceria se tem adensado nos últimos anos nomeadamente em termos de responsabilidade social com o apoio crescente aos estudantes do Técnico através programa  “Xpand It, Missão Aproximar – Educação”.“Esta é uma ligação que queremos obviamente dar continuidade e fortalecer”, vincou Rui Maia.

Depois de partilhar que o Técnico é a alma mater dos membros do conselho de direção da empresa, algo que, como frisou, acaba por incrementar esta ligação, o antigo aluno realçou que “este tipo de apoio das empresas às universidades é algo que se vê muito lá fora e que, na minha opinião, deve ser culturalmente transportado para o universo português e nós queremos, sem dúvida, estar na linha da frente”.

Também o professor José Carlos Monteiro expressou o seu agradecimento para com esta parceria. “Nestes anos como presidente do DEI contactei várias vezes com a Xpand IT e pude de facto constatar este esforço que a empresa faz para apoiar o Técnico e os seus alunos”.  Este empenho é reforçado agora, tal como lembrou o presidente do DEI, com a participação no projeto de renovação dos laboratórios do RNL. “Com o vosso apoio, conseguimos fechar o leque de empresas que nos apoiam na execução desta obra tão importante e necessária”, vincou.

O professor Pedro Amaral terminaria a sessão lembrando o quão inovador é este modelo de apoio à renovação dos laboratórios RNL que conta com 5 empresas de várias áreas, elogiando o papel do professor José Caros Monteiro neste processo, e enfatizando mais uma vez a sua importância.

A inauguração dos laboratórios deverá acontecer no arranque do próximo ano letivo, em setembro de 2021.