Técnico Alumni Mentoring Program 2022 bate recorde de inscrições

A mais recente edição do programa arrancou na passada quinta-feira, dia 24 de março, com uma sessão de networking que juntou mentores e mentorandos.

A mais recente edição do Técnico Alumni Mentoring Program 2022 arrancou na passada quinta-feira, dia 24 de março, com uma sessão de networking que reuniu 50 mentores alumni e 80 estudantes. As primeiras palavras do evento ficaram a cargo do presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, que sublinhou a importância do sentimento de giveback para os alumni e do retorno destes à alma mater.

Também o vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e Operações, professor Pedro Amaral,  sublinhou a importância de programas como o Técnico Alumni Mentoring Program quer para os antigos alunos que podem partilhar todo o seu conhecimento e experiência académica e profissional, quer para os estudantes que podem ser acompanhados por profissionais que já estiveram no seu lugar. Foi ainda anunciado o lançamento nos próximos meses da plataforma Técnico Alumni Network, a plataforma oficial do Técnico para antigos alunos.

Em seguida, coube à coordenadora da Área de Transferência de Tecnologia (TT@Técnico), Carla Patrocínio, apresentar as linhas gerais do programa.

Sofia Cabeleira, coordenadora do Técnico Alumni Network e parte integrante da equipa do programa, destaca as mais-valias do mesmo: “trazemos de novo os nossos alumni à Escola numa missão de ajudar os seus colegas, os atuais alunos, a esclarecer dúvidas quanto ao seu percurso académico e profissional, orientá-los e apoiá-los nas suas decisões e a ajudá-los a construir uma rede de contactos, com uma empatia natural de quem já esteve no seu lugar”.

Rui Ventura, estudante participante desta edição, sublinha a importância do programa para os estudantes: “é uma fantástica forma de nos conectarmos com profissionais das nossas áreas de interesse, receber conselhos e dicas de profissionais que já estiveram no nosso lugar e que já passaram por situações pelas quais ainda vamos passar”. “Acho que é um programa que pode ser benéfico para qualquer aluno que queira saber mais sobre como é o mercado de trabalho e desconstruir a ideia de que é um bicho de sete cabeças”, salienta o aluno.

Do lado de quem é mentor e irá apoiar os estudantes do Técnico, o sentimento de voltar à Escola é destacado. “Foi com muita emoção que voltei a casa. Vivi no Técnico momentos únicos de descoberta de mim, de aprendizagem, de alguma angústia, mas de muita amizade, amizades que ficaram para a vida”, confidencia Vera Norte, mentora participante e alumna do Técnico. “Voltei de sorriso aberto, feliz por poder participar novamente e de uma forma tão nobre. Sou mentora e coach noutros programas, mas este terá com certeza um sabor especial porque vou ajudar colegas mais novos que estão hoje como estive há alguns anos”, complementou a antiga aluna.

Este ano, o programa atingiu um número recorde de inscritos, mais de 400 – 200 antigos alunos e mais de 200 estudantes dos mais variados cursos. Depois desta sessão, o contacto entre mentores e mentorandos irá prosseguir, com os estudantes a terem a melhor orientação possível na tomada de decisão sobre os vários percursos profissionais ao seu alcance.