Foi esta terça-feira, dia 14 de fevereiro, apresentado o mais recente programa de Mestrado de duplo grau em Neurociências e Ciência de Dados entre o Técnico e a Universidade Bar-Ilan, em Israel.
A abertura da sessão ficou a cargo do professor João Sanches, do Departamento de Bioengenharia do Técnico, e responsável pelo programa na Escola, descrevendo o programa como uma “oportunidade única para fazer investigação numa instituição de alto nível”. Durante a sessão o professor respondeu também a algumas questões da audiência, via Zoom, sobre o programa de Mestrado.
Pelo lado da Universidade de Bar-Ilan, o professor Alon Korn Green fez a apresentação do programa, bem como do Gonda Multidisciplinary Brain Research Center, Centro de Investigação da Universidade onde o programa decorrerá. Quer na apresentação do programa, quer na do próprio Centro de Investigação, o professor Alon Green fez questão de sublinhar a abordagem multidisciplinar à neurociência como foco principal deste programa.
O Presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, realçou durante a sua intervenção na sessão que “este duplo grau é uma ótima forma de estreitar relações com Israel” e que “do lado do Técnico, este é um ótimo projeto”.
O Embaixador de Israel em Portugal, Dor Shapira, apontou como objetivo “fortalecer os laços entre os dois países” e defendeu que “ter a oportunidade de viver e estudar em ambos é uma grande oportunidade”. Na sua intervenção, Dor Shapira fez ainda uma comparação entre o Técnico e Bar-Ilan, referindo que ambas as instituições “são de grande nível”.
Também presente na sessão, a Vice-Presidente do Técnico para a Investigação e Assuntos Internacionais, professora Fátima Montemor, referiu que a colaboração entre o Técnico e Israel (Tel Aviv) já tem alguns anos e que houve um grande esforço na preparação deste programa. Sobre este novo duplo grau, Fátima Montemor referiu que “é uma oportunidade fantástica para qualquer estudante”.
A sessão encerrou com apresentação do Vice-Chefe de Missão da Embaixada Isarelita em Portugal, Yotam Kreiman, que apresentou as principais razões para estudar em Israel.
Mais informações sobre o programa.