Técnico capacita jovens em robótica e videojogos

Os 19 jovens que participaram nos cursos de Design e Desenvolvimento de Jogos e Build your Robot for the Future, ministrados pelo Técnico no campus do Taguspark receberam, no passado fim de semana, os diplomas de participação, depois da apresentação e demonstração das aprendizagens. O “Experimenta-te”, nome do projeto, é fruto de uma parceria entre o Técnico e a Câmara Municipal de Oeiras e visa despertar, nos jovens, o interesse nas mais variadas áreas.

No último domingo, 19 de junho de 2022, o Centro Cultural Alternativo – Nirvana Studios, em Barcarena, encheu-se de pessoas para testemunhar a cerimónia de entrega dos diplomas de participação nos cursos do “Experimenta-te 2022” e apreciar as apresentações dos resultados das aprendizagens. No total, foram 130 os participantes das onze formações nas áreas Artística, do Saber-fazer e Tecnológica.

Na área de Design e Desenvolvimento de Jogos, os formandos, acompanhados pelos respetivos monitores, exibiram com orgulho o resultado das sessões de sábado, que os permitiram criar de raiz jogos interativos. Esta experiência que permitiu ao Francisco Évora satisfazer a sua curiosidade sobre o seu passatempo favorito: “Sempre tive curiosidade sobre como fazer os jogos, tanto da parte criativa como da matemática. De tudo, gostei, particularmente de programar os jogos. Foi muito engraçado e há várias mecânicas implementadas que eu não fazia a mínima ideia como é que se programaria, e, com a assistência do nosso monitor, foi possível”, declara.

O monitor Miguel Seabra, por sua vez, atestou o quanto foi entusiasmante acompanhar todo o processo de aprendizagem e desenvolvimento de ideias até chegar ao resultado final. “Uma coisa interessante, este ano, foi ver alunos que estão a fazer este curso pela segunda vez e mesmo que a matéria seja a repetir, fazer um jogo de início é sempre interessante”, afirma.

Na área da robótica – Build your Robot for the Future, os alunos expuseram os robôs construídos, com funcionalidades para servir, aos convidados, bolachas e água. “Eles não tinham nenhum conhecimento inicial, por isso achámos que isso poderia ser uma dificuldade, mas eles adaptaram-se muito bem. Eu acho que todos eles nos surpreenderam de alguma forma, cada um numa área e de um jeito. Desenvolveram um trabalho incrível”, testemunha a monitora do curso, Caroline Tortorelli.

Tudo o que é a área de robótica desperta a atenção do jovem Miguel Silva. Por isso, manteve sempre atento ao período de inscrições do curso e não pensou duas vezes quando as vagas foram abertas. A expectativa era muito alta, mas ainda sim, foi superada durante as sessões de aprendizagens: “Achei o curso bastante interessante e até chegámos a aprender a criar aplicações para controlar os robôs”.

A cerimónia foi também de apresentações de dança, de canto, de degustação, de apreciação de arte fotográfica, desfile de moda e outras manifestações que alegraram os olhos, os ouvidos e o paladar dos visitantes, que, por sua vez, retribuíram com sorrisos e aplausos.

Presente na cerimónia, o vereador da Câmara Municipal de Oeiras, Pedro Patacho, salientou que o “Experimenta-te” permite que os jovens e as famílias saiam das zonas acantonadas e de um grupo restrito de amigos, para alargar as vivências, as experiências e as oportunidades. Por isso, felicitou os jovens participantes pela coragem e ousadia: “Para qualquer pessoa, individualmente, é difícil expor-se publicamente, e para um jovem é duplamente mais difícil. Aquilo que todos eles fizeram hoje é resultado de um percurso de trabalho e esforço pessoal, por isso tem um enorme valor”.

O projeto “Experimenta-te”, sob o lema “Aprender, Experimentar e Apresentar” é um projeto, criado em 2018, pela Câmara Municipal de Oeiras, e destina-se a jovens entre os 12 e os 18 anos, residentes e/ou estudantes do concelho. A cerimónia de apresentação do resultado final da quarta edição foi transmitida em direto no Facebook do Município de Oeiras.