Técnico coloca jovens de Oeiras a construir jogos e robots

A apresentação final dos projetos da 5.ª edição do “Experimenta-te” decorreu na tarde de 28 de maio, nos Nirvana Studios, em Oeiras.

O evento final da 5.ª edição do projeto “Experimenta-te” acolheu a apresentação de duas atividades do Instituto Superior Técnico, realizadas durante três meses, aos sábados, no campus Taguspark, por jovens com idades entre os 13 e os 18 anos. A iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras reuniu, no dia 28 de maio, nos Nirvana Studios, em Oeiras, cerca de uma centena de participantes que puderam mostrar o resultado do seu trabalho.

As atividades promovidas pelo “Experimenta-te” abrangeram desde dança, culinária até tecnologia e robótica. O objetivo deste projeto é despertar o interesse e a vocação em áreas diversas, com recurso à aprendizagem, experimentação e apresentação de atividades. Nesta edição, o Técnico organizou duas das sete atividades do programa, dando oportunidade aos participantes de construírem o seu próprio jogo e o seu próprio robot, com as atividades Design e Desenvolvimento de Jogos e  Build your robot for the future, respetivamente.

Para a atividade Design e Desenvolvimento de Jogos, os participantes passaram por três fases: uma fase de planeamento (decidindo quem seria o público-alvo do jogo, a experiência pretendida e as mecânicas principais), a fase de implementação (onde fizeram com que o jogo ganhasse forma) e a fase de verificação e refinamento para o jogo poder ser apresentado. O resultado final foi constituído por cinco jogos diferentes em que cada grupo de três participantes trabalhou na sua própria ideia. Foram apresentados jogos de trivia, combate de tiros e de futebol, de gestão de serviços (como uma taberna) e fuga de zombies. “É uma participação muito interessante do Técnico providenciar. Quando saí do secundário e fui para a Faculdade quase não havia nada sobre jogos e agora os estudantes já têm muito por onde pegar e aprender”, contou André Antunes, responsável pela atividade, membro do GameDev e alumni do Técnico.

Já na segunda atividade, Build your robot for the future, os participantes  aprenderam todas as teorias básicas para a compreensão do trabalho dos robots, obtiveram algum conhecimento de eletrónica e programação e foram capazes de projetar e construir um robot . Fizeram uma demonstração funcional de cerca de oito braços robóticos que tinham a capacidade de servir água e bolachas, através da submissão de um pedido via tablet. As exclamações dos visitantes eram audíveis e muitos perguntavam se tinham sido mesmo os jovens a construir o robot. “Nós ficámos contentes por perceber que todos adquiriram capacidades nas áreas da eletrónica, da mecânica e da programação. Temos a certeza de que eles saem daqui com uma visão do que é que é um robot, para que é que serve e qual a sua importância. Temos a certeza que conseguem avançar nos seus próprios estudos autonomamente e que conseguem desenvolver os seus próprios robots se quiserem”, partilhou Luis Costa, um dos responsáveis pela atividade, juntamente com Ali Kordia, ambos membros do Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas (GAIPS) do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID), e da equipa do ROB 9-16

“Gostei muito! Quero fazer outra vez!”, contou um dos participantes, após a sua explicação de como o robot funcionava ao Vereador da Câmara Municipal de Oeiras, Pedro Patacho. No final do dia, após diversos agradecimentos, todos os participantes subiram ao palco e receberam um enorme aplauso pela sua dedicação e trabalho desenvolvido.

A participação do Técnico no “Experimenta-te” insere-se no programa “Engenharia para Todos”, que conta com apoio financeiro da Câmara Municipal de Oeiras, e que visa estimular a aproximação da comunidade e dos estudantes do ensino básico e secundário de Oeiras ao conhecimento científico criado no Instituto Superior Técnico, de modo a promover o interesse pelo ensino prático e laboratorial. Outra forma de atingir essa meta é mediante a oferta de ações hands-­on às Escolas de Oeiras (como visitas ao campus, oficinas, palestras temáticas ou torneios de Engenharia) sujeitas a inscrição, através do portal Oeiras Educa+.

Mais informações sobre o projeto o projeto “Engenharia para Todos”: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/noticias/campus-e-comunidade/projeto-engenharia-nas-escolas-de-oeiras-leva-a-magia-da-ciencia-e-tecnologia-aos-alunos-do-municipio/

Transmissão direta das apresentações do “Experimenta-te”: https://www.facebook.com/watch/?v=3576541472670878&extid=NS-UNK-UNK-UNK-AN_GK0T-GK1C&mibextid=2Rb1fB&ref=sharing