Técnico destaca comunidade em dia de 112.º aniversário

O Instituto Superior Técnico assinalou o seu aniversário, distinguindo professores, investigadores e funcionários da Escola.

No dia em que comemorou 112 anos, o Técnico deu destaque à sua comunidade. Numa cerimónia a realizada no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, no Campus Alameda, no dia 23 de maio, foram distinguidos elementos com diferentes funções na Escola.

Aos professores e investigadores que contribuem de forma excecional para o dinamismo do Instituto Superior Técnico foi atribuído o título de Professor Distinto. Foram eleitos com esse título Luís Oliveira e Silva, “em reconhecimento pelas contribuições e impacto excecionais na Ciência internacional, pela criação de um grupo de excelência e pela sua notável visão e liderança no Instituto Superior Técnico”  e Vítor Cardoso, “em reconhecimento pelo impacto das suas contribuições científicas a nível internacional e, no Instituto Superior Técnico, por ter desenvolvido uma área científica de crescente relevância e pela sua excelência pedagógica”.

Durante tarde foram também atribuídos os Diplomas de Excelência no Ensino aos decentes do Técnico, em resultado do reconhecimento dos estudantes aos docentes que os marcaram positivamente. Foram entregues os Diplomas a cerca de 250 docentes (entre os 397 destacados), dos 11 Departamentos de Ensino do Técnico.

O Prémio Técnico de Excelência no Ensino reconhece e incentiva a excelência pedagógica. A atribuição do mesmo advém das respostas dos estudantes e recebem-no os docentes com nota máxima. Luísa Coheur e João Fernandes receberam o prémio para o 1.º e 2.º ciclos, respetivamente.

Uma medalha de reconhecimento pelo profissionalismo, competência e dedicação foi oferecida a todos os membros da comunidade Técnico que completaram 25 anos ao serviço da causa pública. E foram ainda homenageados os recentemente aposentados da instituição, assim como as novas contratações e evoluções na carreira

Marcaram presença na sessão solene do Dia do Técnico, o Presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço, a Presidente do Conselho Pedagógico, Teresa Peña, a Coordenadora da Área de Pós-Graduação, Júlia Oliveira, o Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira,  o Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, e o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.